Passeio Sénior a Aljubarrota 2011

passeio_aljubarrota_2011_longa

Para último passeio sénior de 2011 a Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém escolheu Aljubarrota e levou consigo 100 Seniores.

Nos dias 13 e 14 de Setembro dois grupos tiveram a oportunidade de visitar a Fundação da Batalha de Aljubarrota constituída com a preocupação de valorizar e dignificar uma parte do património cultural Português associada aos principais campos de batalha existentes em Portugal.

Embora tenham existido, ao longo de mais de oitocentos anos da nossa História, diversos confrontos militares em território português, com diferentes graus de importância estratégica e política, é hoje perfeitamente possível identificar as batalhas que se revelaram decisivas para a formação e consolidação de Portugal, como país livre e independente.

O grupo teve a oportunidade fazer parte de uma visita guiada, num percurso que ajuda a construir sentido sobre o que foi a Batalha de Aljubarrota e como tudo aconteceu.

O almoço foi pela Aldeia Pia do Urso, num restaurante típico que de forma acolhedora receberam os grupos.

Durante a tarde os grupos passearam pela Aldeia Pia do Urso,  um espaço que foi reaproveitado, construindo-se um parque temático / sensorial (adaptado a invisuais), acompanhado de um circuito pedestre. Além da paisagem atractiva e da calma envolvente, o parque é composto por diversas estações interactivas e lúdicas. Ao longo do percurso podem observar-se diversas formações geológicas - as chamadas “pias” - onde, antigamente, os ursos bebiam água; daí a origem do nome deste local: Pia do Urso.

As voluntárias Maria Helena Araujo e Isabel Queiroz acompanharam os diversos passeios deste ano, uma colaboração sem a qual estes passeios não seriam possíveis.

Para o ano que vem teremos mais passeios, a locais diferentes, de forma a possibilitar o conhecimento do nosso Belo Portugal!

PRÓXIMOS EVENTOS

SIGA-NOS NO FACEBOOK

oyun