USF Descobertas

As obras da USF (Unidade de Saúde Familiar) Descobertas já começaram, e a sua conclusão está agendada para o final deste ano.

A USF Descobertas ficará localizada em Santa Maria de Belém entre a rua dos Cordoeiros a Pedrouços e a Rua Fernão Mendes Pinto ocupando uma parcela de 1800m².

O edifício projectado para o efeito é de grande beleza e simplicidade privilegiando a sua abertura ao exterior e as entradas de luz.

Foi inspirado em monumentos próximos com especial destaque para o forte do Bom Sucesso cujas ameias reproduziu nas suas paredes.

Este edifício foi projectado de raiz obedecendo a todos os requisitos para instalar a USF Descobertas e terá uma área bruta total de construção de 850m², cumprindo inteiramente o modelo de funcionamento duma moderna Unidade de Saúde, permitindo maior eficácia na prestação e cobertura dos serviços numa zona tão carenciada de médicos de família.

A USF Descobertas ocupa actualmente instalações provisórias no Centro de Saúde de Alcântara enquanto aguarda a construção destas novas instalações que devem estar concluídas antes do final do ano.

USF_2012_Longo1

Mas o que são afinal as USF?

As unidades de saúde familiar, USF, implementadas pelo Serviço Nacional de Saúde, são constituídas por grupos voluntários de profissionais médicos, enfermeiros e secretários clínicos, de forma a prestarem cuidados de saúde primários garantindo a acessibilidade, a continuidade e a globalidade dos cuidados.

As USF aumentaram a acessibilidade e satisfação dos utilizadores de cuidados de saúde e a satisfação dos profissionais envolvidos. Garantem hoje uma melhoria da qualidade e continuidade dos cuidados prestados a um custo mais baixo.

Este sucesso deve-se, em parte, à sua autonomia e estrutura organizativa de tipo empresarial e participativo. Dispõem de Regulamento Interno e Plano de Acção próprios, assumem colectivamente estratégias para alcançar metas contratualizadas pelas Administrações Regionais de Saúde.

A implementação de mais unidades de saúde familiar (USF) é exigida pela Troika, como forma de melhorar a eficácia e a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

USF_2012_Longo2

1.Entrada; 2.Recepção/Informações; 3.Atendimento; 4.Secretaria; 5.Apoio Informático; 6.Gabinete de Trabalho; 7.Sala de Internos/Documentação; 8.Sala de Reuniões; 9.Inst. Sanitárias do Pessoal; 10.Arquivo; 11.Gabinete de Segurança; 12.Higiene de Bebés; 13.Inst. Sanitárias Deficientes; 14.Inst. Sanitárias Público; 15.Sala de Tratamentos; 16.Dep. Mat. Consumo; 17.Dep. Mat. Terapêutico; 18.Gabinete de Enfermagem; 19.Sala de Apoio/Serviço Social; 20.Gabinete de Consulta; 21.Gabinete de Inaloterapia; 22.Gabinete de Saúde Oral; 23.Vestiário do Pessoal; 24.Sala do Pessoal; 25.Depósito de Lixo; 26.Central de Oxigénio; 27.Depósito de Mat. De Limpeza; 28.Arquivo Inactivo; 29.Acesso à Cobertura; 30.Sala de Espera

Entrevista ao Dr. José Gomes, Coordenador da USF Descobertas

Porquê a construção de esta USF?

Este projecto já existe há bastante tempo. Tudo surgiu de uma conversa com o Sr. presidente da Junta de Freguesia, Fernando Ribeiro Rosa. Sempre foi um sonho dele criar uma USF em Belém, de forma a que os utentes de Belém não tenham que se deslocar a Alcântara, onde estamos provisoriamente.

O que vai esta USF trazer a Belém?

Acima de tudo acessibilidade e proximidade. Irá haver também um acréscimo de qualidade nos serviços, já que o atendimento e as instalações nada têm a ver com os antigos centros de saúde.

Que planos tem para o futuro?

No ano passado atingimos indicadores de qualidade muito elevados com a actual USF. Com as novas instalações esperamos atingir ainda melhores resultados.
Somos actualmente 7 médicos, 7 enfermeiros e 4 secretários clínicos distribuídos por piso e meio, cerca de 300m2. As novas instalações terão 850m2, o que nos permitirá melhorar os nossos serviços e apostar também na formação de novos médicos e estagiários. Somos exemplo de excelência e muitos profissionais da área, nacionais e estrangeiros procuram receber formação connosco.

turno C, o turno inclusivo