22ª Meia-Maratona de Lisboa

22_meiamaratona_longa1

25 de Março voltou a colocar Belém no centro das atenções com a 22ª edição da Meia-Maratona de Lisboa. Fizemos questão de marcar presença na mais mediática e importante prova de atletismo da capital.

A Ponte 25 de Abril encheu-se com os milhares de atletas que não quiseram perder esta oportunidade de correr por Lisboa. O Boletim da JFSMB acompanhou o dia destes atletas.

Foram 225 os inscritos, que através da Junta de Freguesia se fizeram à estrada e participaram na Mini e Meia Maratonas. O dia foi comprido, cansativo e bastante animado. Logo pelas 7h30 começaram a chegar os primeiros atletas. Na receção aos atletas estavam os Amigos de Belém que confirmavam a presença e entregavam a t-shirt oferecida pela Autarquia. Antes da partida, em autocarros organizados pela Junta de Freguesia, que transportaram os atletas até às portagens da ponte, foi altura de tirar a fotografia de grupo.

Foram milhares as inscrições, vindas de todos os cantos do mundo para estas provas. Pelo meio estavam os atletas de Belém que participaram por diversos motivos, alguns até pela primeira vez como o Manuel Rodrigues, de 10 anos “Foi fixe, gostei muito de atravessar a ponte!”. Para alguns, uma estreia, para outros a repetição pelo 7º ano consecutivo. Lúcia Oliveira marca presença “pela amizade, a camaradagem e o respeito que se cria neste dia”, afirma esta participante de 75 anos.

Depois da prova, dos 7 ou 21 km, os participantes da Junta de Freguesia tinham à espera um almoço convívio, como já vem sendo hábito nesta prova. A Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém colaborou mais uma vez em parceria com o Maratona Clube de Portugal, através da cedência do espaço da sua sede para a realização do controlo de anti-doping aos primeiros classificados da prova de elite, como forma de validar o resultado desportivo obtido pelos atletas. A participação neste dia para a Freguesia é de extrema importância, pois “é um dos eventos de maior dimensão. É uma forma de promover a prática desportiva entre os fregueses”, afirma Pedro Folgado, vogal responsável.

Foram muitos os participantes, que aproveitaram o dia, divertiram-se e fizeram desporto. Se não teve oportunidade de participar, não espere pelo próximo ano, junte-se às atividades físicas que a sua Freguesia tem preparadas para si.

22_meiamaratona_longa2

Entrevista a Rui Varela, Presidente do Clube de Atletismo “Amigos de Belém”

Como correu esta prova?

Esta prova correu bem. Houve um grande espírito de camaradagem. Ao todo participaram 36 atletas (em 2 provas), dos 50 associados que o clube tem.

Qual o papel do Clube de Atletismo "Amigos de Belém" neste tipo de iniciativas?

Acima de tudo integrar as pessoas neste espírito desportivo. Estimular acima de tudo a participação, colocando o espírito competitivo de parte.

Nestes últimos anos como tem sido a adesão das pessoas a esta iniciativa?

Tem sido estável com 200 a 300 pessoas. Este ano tivemos 225 pessoas a participar. Já tivemos anos em que participaram 350 pessoas!

Quer deixar alguma mensagem aos nossos leitores?

Antes de mais gostaria de deixar uma palavra de apoio ao executivo pelo apoio que nos dão e espero que continuem a dar.
Aproveito também para lançar um apelo: Venham viver este espírito de convívio e camaradagem pois vão ficar fãs.

Praia_infancia_2011_longo

turno C, o turno inclusivo