Praia Belém Jovem volta em força

feriasvivias_topo

O programa Belém Jovem já é um símbolo da nossa freguesia. Este projeto criado e desenvolvido pela Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém pretende dar resposta à lacuna de actividade, após o término do ano lectivo. Proporcionar a jovens e adolescentes entre os 13 e os 17 anos, momentos agradáveis de actividade física, lazer e interacção social como forma de ocupação das suas férias.

Turno A

Foi na última quinzena de junho que se deu início ao já conhecido programa de férias Belém--Jovem. Iniciou-se o programa de actividades no dia 18 de Julho para um grupo de 14 jovens com o apoio e supervisão de quatro monitores, tendo ao longo de um turno de duas semanas conseguindo realizar diferentes actividades lúdicas e desportivas, tanto organizadas e orientadas pelos próprios monitores, tais como jogos pré-desportivos, peddy-paper, workshop de teatro, surf, goalball, arborismo, visita ao museu da electricidade e a famosa  piscina oceânica. Durante todas as manhãs os jovens e monitores deslocaram-se de comboio para a praia de Carcavelos. Através desta iniciativa os participantes puderam ocupar os seus tempos livres e promover simultaneamente a saúde, o bem-estar, e para alguns deles a auto-estima, conceito por vezes negligenciado mas essencial para qualquer um dos estágios de crescimento, sobretudo a adolescência.

Turno B

Tudo começa bem cedinho quando os monitores começam a receber os seus jovens dando-lhe o seu tão merecido lanche, preparando-os para mais uma manhã de praia onde se procura que os jovens convivam entre si e onde se realizam alguns jogos, jogo da mosca, jogos vários de cartas, jogos de futebol, volei, tudo isto e muito mais combinado com várias idas à água.

Depois de um almoço reforçado, que se realiza sempre próxima do local onde se vai realizar a actividade da tarde, partimos, tudo isto sempre recorrendo a transportes públicos. Neste turno as actividades do período da tarde que mais cativaram os nossos jovens, foram o torneio de Futebol no pavilhão de Pina Manique, a canoagem em Cascais, a exposição Game On, no Museu de Arte Popular, o cinema no centro Comercial Alegro e ainda o ténis em Monsanto.

feriasvivias_topo2

Praia_infancia_2011_longo