Águas Vivas 2012

aguasvivas2012_gd

Finais de Julho, princípios de Agosto. O calor já se tinha instalado em Lisboa e as escolas tinham fechado as portas para o Verão... mas os 9 jovens participantes do projecto Águas Vivas não estavam de férias, estavam numa missão: explorar de maneira activa as problemáticas ligadas à poluição da água, através do estudo de dois ecossistemas - o rio Tejo em Lisboa, Portugal e o Ried, em Alsácia, França.

Ao longo deste projecto os jovens da Freguesia mantiveram o contacto com os seus parceiros em França - um grupo de jovens da cidade de Séléstat. Tiveram também que preparar tanto a viagem do grupo para França como o acolhimento dos franceses em Portugal. Fizeram investigações, escreveram artigos e realizaram uma venda de bolos para angariar fundos.

A 29 de Julho, os jovens despediram-se da família e partiram para França. No Moulin de la Chapelle, uma pousada ecológica, juntaram-se aos seus companheiros franceses para partilhar uma semana cheia de desafios: comunicar numa língua que não a sua, trabalhar em equipa, explorar a natureza, a debater temas e divertir-se no rio a bordo de um kayak. As famílias francesas organizaram uma festa onde ensinaram como preparar o prato tradicional da região, Les Tartes Flambées. Os dois dias seguintes foram com as famílias francesas, o que deu aos portugueses a possibilidade de ver como vivem as famílias alsacianas. Foi tudo um êxito, a tal ponto que vários quiseram ficar mais tempo por lá.

No dia 4 de Agosto, franceses e portugueses apanharam juntos o voo para Lisboa. Aí começou uma nova semana de aventuras durante a qual os nossos jovens se mostraram bons anfitriões e mostraram o melhor de Belém e de Lisboa aos seus amigos franceses.

Foi uma semana de descobertas, já que o programa do Náutico Clube Boa Esperança foi bastante dinâmico: aula de navegação, aula de vela, visita ao Museu da Marinha, ateliês de biologia entre muitas outras actividades que permitiram ao grupo se interessar pelo nosso maravilhoso rio Tejo. Depois de duas semanas a viver juntos, a criar laços e amizades, as despedidas no dia 12 de Agosto foram algo tristes. Houve abraços, lágrimas e promessas. O projecto chegou ao fim, mas não as amizades que foram criadas.