Programas de Verão para a Infância 2012

PCI2012_gd

Mais um Verão e os programas de verão para a infância vieram novamente propor umas férias repletas de aventura a todas as crianças da nossa Freguesia.

Neste ano de dificuldade para as famílias, o apoio da Junta superou a resposta formalmente definida (3 turnos, cada turno com 1 autocarro), e preparámos 4 turnos!

Através destas alterações foi possível proporcionar a 205 crianças umas férias divertidas, com idas à praia de manhã e outras actividades lúdico-didáticas durante o período da tarde.

As actividades incluíram este ano, para além das praias, piscina e cinema:

No Turno A (1ª quinzena de Julho) as crianças visitaram o Pavilhão do Conhecimento a explorar a ciência, viram arte na Culturgest, fizeram um Peddy Papper ao ar livre, aprenderam Hip-hop e foram artistas de Teatro.

No Turno B deste (2ª quinzena de Julho) reviveram história em jogos tradicionais, enveredaram numa caça ao tesouro na Quinta Pedagógica dos Olivais, visitaram o mundo dos videojogos na exposição Game-on, andaram à procura de pistas num jogo no Palácio de Queluz, construíram moinhos e andaram aos pulos em insufláveis num parque temático.

No Turno C - Inclusivo em que preparamos actividades acessíveis a crianças em cadeiras de rodas (com 5 participantes com diferentes níveis de paralisia cerebral), brincaram com jogos de inclusão, exploraram o Oceanário num peddy papper, foram pintores de um azulejo no Museu do Azulejo, praticaram judo inclusivo (com a participação de um cego e um jovem praticante com paralisia cerebral), jogaram Cluedo ao ar livre, pintaram no Museu da Cidade, visitaram a academia de Santo Amaro e viram, em conjunto com os familiares, a peça “A Bela e o Monstro”.

No último turno de Verão – Turno D, em iniciativa exclusiva da Junta de Freguesia, e em resposta à necessidade expressa pelos pais, as crianças foram condutores na escola fixa de trânsito, subiram ao Padrão dos Descobrimentos e descobriram o “Monstro por Baixo da Língua”, abriram o “Baú dos Sons”, “Olhar para Ver” da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea do Museu Berardo, foram surfistas por um dia e pintaram as caras para uma grandiosa encenação teatral.

Um verão diferente cheio de actividades sempre adaptadas às necessidades das crianças que nos procuram nesta época para fazerem umas férias especiais.