Boas Festas 2012

Aproxima-se a época natalícia e o início de um novo ano. Para a generalidade das pessoas esta fase de final de ano é de esperança, não obstante os tempos difíceis que todos estamos a passar. E por isso mesmo é mais uma razão para ser a altura ideal para reunir a família, os vizinhos e estar com os amigos mais chegados. Trocam-se pequenas lembranças e confraterniza-se à volta de uma mesa, num espírito muito aberto, solidário e cristão. Igualmente os entes queridos já desaparecidos são relembrados de forma muito especial e reza-se pela paz no mundo.

Quase no início de um novo ano que tudo indica não irá ser nada fácil, nomeadamente no domínio sócio- económico, mas em que esperamos que nos cheguem também algumas alegrias, todos necessitamos de sentir apoios, afetos, incentivos e estímulos para irmos superando as inevitáveis contrariedades.

Por isso mesmo e nesse sentido, a Junta de Freguesia decidiu continuar a reforçar a sua atividade na componente social, junto daqueles que neste momento mais sofrem, disponibilizando uma série alargada de meios e equipamentos que, com base no trabalho diário da nossa rede social, têm permitido atenuar com realismo, eficácia e humanismo várias situações dramáticas. Para isso têm sido muito importantes os papéis da Loja Solidária “Não Custa Nada” (roupa/ bens diversos, lavandaria/ engomadoria e balneário), do Transporte Solidário, do Cabaz Solidário/ Natal, dos pequenos serviços de reparação de eletricidade/ canalização, das pequenas obras em habitações camarárias, dos apoios a obras humanitárias da paróquia (Mesa de Nossa Senhora e Pobreza Silenciosa), das “Férias Vivas” e muitos outros, mas nada disto teria avançado sem o papel primordial, abnegado e decisivo do voluntariado, que tem sido fundamental nesta nossa atividade. Muito obrigado Senhoras e Senhores Voluntários por tudo o que têm realizado em conjunto connosco em prol dos mais necessitados!

A finalizar, venho em meu nome pessoal, do Executivo, dos funcionários e dos restantes colaboradores da Junta de Freguesia, desejar as BOAS FESTAS a todos aqueles que habitam, trabalham e visitam a nossa Freguesia de Santa Maria de Belém, fazendo votos que tenham um BOM NATAL e um ANO de 2013 ainda mais solidário e pleno de confiança e de esperança num mundo melhor.

Fernando Ribeiro Rosa
Presidente da J.F.S.M. Belém