Iniciativa Natal Solidário 2012

natalsolidario2012_gd

A Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, ciente das dificuldades que algumas familias da freguesia têm, meteu mãos à obra e organizou pelo segundo ano consecutivo o projecto Cabazes Solidários.

Certamente notou que as ruas de Belém estavam despidas de iluminação de natal. Isto porque o investimento previsto para os enfeites de natal foi direccionado para este projeto. A este valor a Junta de Freguesia acrescentou um outro, de valor semelhante, o que permitiu que mais produtos fossem adquiridos e mais famílias ajudadas. Assim conseguimos ajudar mais de 262 famílias carenciadas da freguesia e proporcionar-lhes uma época mais feliz e mais agradável, com o apoio alimentar e de bens de higiene.

Para este projeto ser um sucesso a JF contou com o apoio de várias entidades e voluntários que ajudaram nas diversas fases do projeto: na selecção das famílias, na preparação e na distribuição dos cabazes.

A preparação deste projeto começou bem cedo, em Agosto, com a avaliação do projeto do ano passado. Todos quantos receberam cabazes no ano passado, foram chamados a dar a sua opinião sobre a constituição dos cabazes . Verificou-se que determinados produtos não tinham sido utilizados pelos fregueses, tais como o detergente de loiça para máquina, portanto estes produtos foram retirados do cabaz solidário, substituídos por outros produtos tais como: champô, amaciador, sabonete, gel de banho e pasta de dentes.

Numa segunda fase entidades de carácter social da nossa freguesia, tais como Santa Casa da Misericórdia, o Centro Paroquial de Assistência de Santa Maria de Belém, a PSP – Polícia de Proximidade e a Cruz Vermelha Portuguesa, entre outras, foram convidadas a identificar famílias em situação de carência económica, famílias estas que, após assegurarem as despesas com renda, medicamentos e endividamentos, tenham um per capita inferior a 420€.

Também a JF anunciou que os fregueses se poderiam auto-candidatar a receber o cabaz solidário. 46 foram as famílias que, deste modo, foram seleccionadas para receber o cabaz.

Para além da compra dos produtos que compunham o cabaz, algumas escolas da freguesia fizeram uma campanha na própria escola para que fosse possível disponibilizar-nos bens alimentares. As escolas Casinha de Nossa Senhora, Colégio Bola de Neve, Colégio O Parque, Escola EB 2+3 Paula Vicente, Colégio A Escolinha, Centro Paroquial de Assistência de Santa Maria de Belém, Colégio São Francisco Xavier e a Cooperativa A Torre ajudaram a melhorar este Natal. Também o Lions Clube Lisboa Belém apoiou a iniciativa oferecendo dois cabazes de produtos.

Depois de adquiridos os produtos era altura de armazenar e preparar os cabazes. Tivemos este ano o apoio do Regimento de Lanceiros Nº2, que nos disponibilizaram um espaço que possibilitou a produção e armazenamento. Para a elaboração destes cabazes, contámos com o apoio de diversos voluntários fregueses e não fregueses, voluntários da Câmara Municipal de Lisboa e voluntários do Banco de Voluntariado, bem como uma excepcional equipa do Pingo Doce, que durante várias horas estiveram cheios de vontade de trabalhar e de nos apoiar.

A última fase foi a entrega dos cabazes solidários, que não teria sido tão eficaz se não tivessemos a ajuda de inúmeros voluntários, também eles fregueses e não fregueses, do Agrupamento 80 – Santa Maria de Belém, do Agrupamento 929 Escuteiros Marítimos de Belém do Corpo Nacional de Escutas e do Clube Sportivo de Pedrouços, do Lions Clube Lisboa Belém, da PSP e dos BVCO, entre outros. Neste dia a azáfama continuou grande e a freguesia foi dividida em duas áreas, para facilitar as distribuições e poupar gasolina. Com várias equipas de jovens a distribuírem porta a porta os cabazes às famílias carenciadas.

Esta foi mais uma iniciativa de sucesso à qual sem a ajuda de todas as pessoas e entidades que se associaram a esta causa com a Junta de Freguesia, não teria sido possível realiza-la. O nosso muito obrigado a todos.

» Este ano...

• Distribuimos um total de 21.225Kg de cabazes alimentares e 8.320Kg de cabazes de higiene.
  • Mais de 600 Kg de produtos foram oferecidos pelas escolas da Freguesia.
  • Distribuíram-se cerca de 30 toneladas de bens, num total de 37.540 produtos alimentares e 6.898 produtos de higiene.

» Cabazes alimentares distribuídos

H 5
1 120,07 €

» Composição dos cabazes