Novo Centro Social Inaugurado

centrosocial2013_gd

Decorreu no passado dia 29 de Janeiro a inauguração do novo Centro Social da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, obra do arquitecto João Paciência.

Situado na Rua 11 do Bairro de Belém (Terras do Forno), este equipamento encontra-se preparado para as mais diversas actividades a desenvolver pela Junta de Freguesia ao serviço da comunidade. Muitos quiseram estar presentes para testemunhar a abertura deste novo local que irá apoiar grandemente a acção da nossa Freguesia.

A cerimónia de inauguração iniciou-se por volta das 18h com a bênção concedida pelo Prior da Paróquia de Santa Maria de Belém, Cónego José Manuel Santos Ferreira, seguida de uma visita às instalações, que contou com a presença de diversas individualidades, nomeadamente do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Pedro Santana Lopes e do Presidente do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Vitor Reis. Seguiu-se a apresentação e lançamento do livro “Belém – Uma Visita Guiada” no auditório do Centro Social. A apresentação foi feita, sinteticamente, pela sua autora, Dr.ª Fátima Pinto de Meneses, tendo o Professor Doutor Miguel Corrêa Monteiro feito uma intervenção sobre Belém, o seu território e a sua história. Este livro, uma necessidade sentida no panorama turístico-cultural de Belém, procura “sensibilizar os jovens e também os adultos para o Património de uma das freguesias mais marcantes da história da cidade de Lisboa e de Portugal” numa apelativa edição bilingue (português/inglês). Esta obra foi mais uma frutuosa parceria com a Editora By The Book.

De seguida foi altura de conhecer a sala Multiusos e a Galeria onde os convidados foram presenteados com uma mostra das diversas atividades, directa ou indirectamente apoiadas pela Junta de Freguesia, tais como as classes de ginástica, dança, coro, pintura, cerâmica, tapetes de arraiolos, entre outras.

No final da cerimónia, todos foram brindados com um Porto de Honra, onde também não faltaram os famosos e imprescindíveis Pastéis de Belém, gentilmente cedidos pela prestigiada Confeitaria de Belém.

Estiveram presentes, para além do presidente da Junta de Freguesia de SMB Fernando Ribeiro Rosa e seu executivo, inúmeras personalidades do panorama cultural e político nacional.

Deixamos aqui um agradecimento muito especial ao IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana), que esteve representado pelo seu actual Presidente, Arquitecto Vitor Reis bem como pelos seus anteriores dois presidentes e à empresa Sotencil por terem permitido a concretização deste espaço a custo zero para o erário público, através da cendência do terreno e construção do equipamento, respectivamente.

Que da teimosia deste vosso presidente nasçam mais obras como esta.
Dr. Pedro Santana Lopes

Só se protege aquilo de que se gosta, e só se gosta daquilo que se conhece. Daí a necessidade de editar este livro.
Dr.ª Fátima Pinto de Meneses

Deixo aqui um desafio: incutir um espírito intergeracional a este novo centro social, de forma a que se fomente laços de respeito pelos nossos séniores.
Dr. Pedro Santana Lopes

Gratifico a preocupação da Junta de Freguesia para com os séniores, que se vêm tão afectados com a situação actual do país.
Dr. Pedro Santana Lopes

A Junta de Freguesia tem demonstrado uma preocupação de ordem formativa, espelhada nas inúmeras publicações que apoia, e que se vêem continuadas neste livro que hoje se apresenta.
Prof. Dr. Miguel Corrêa Monteiro

Peço desculpa pelo facto de não cabermos todos na sala, mas não posso deixar de ficar feliz por enchermos este auditório de fregueses interessados no nosso trabalho na Freguesia.
Fernando Ribeiro Rosa, presidente da JFSMB

Só o trabalho autárquico à escala de uma Junta de Freguesia confere o prazer de servir as pessoas com uma proximidade que permite vê-las sorrir.