180º Aniversário do Regimento de Lanceiros nº2

RL2_gd

O Regimento de Lanceiros N.º 2 (RL2), sito na Calçada da Ajuda, em Belém, comemorou em 07 de Fevereiro de 2013, o 180.º aniversário da sua criação.

A Cerimónia Militar foi presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Carlos António Corbal Hernandez Jerónimo, estando presentes o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, Dr. Fernando Ribeiro Rosa, bem como outros dignitários militares e civis.

Do programa das Comemorações constaram uma Guarda de Honra constituída por militares da MPCoy/NRF2013 à Alta Entidade (AE) que presidiu à cerimónia; a continência das Forças em Parada à AE; a Homenagem aos Mortos pela Pátria; a leitura do Código de Honra do Lanceiro; alocução alusiva ao Dia da Unidade, proferida pelo Comandante do RL2; seguida de uma alocução proferida pelo Comandante das Forças Terrestres e da imposição de condecorações a alguns militares do RL2.

A Cerimónia Militar terminou com o desfile das forças em parada em continência à AE.

Na parada Marechal Carmona foi ainda apresentada, pela MPCOY/NRF2013 com a colaboração de militares fuzileiros que integram a Un FP KAIA/6CN/ISAF uma demonstração de capacidades da Policia do Exército, que incluiu o Controlo de Tumultos, Proteção Pessoal, Fiscalização da Circulação e Cinotécnica.

Após a cerimónia militar as entidades presentes foram convidadas para um almoço convívio no Refeitório Geral, onde se fomentou a sã camaradagem e a convivência entre os Lanceiros de diversas gerações e todos os convidados.

Para encerrar as cerimónias, foi clamado de forma fervorosa, primeiro o “Grito do Lanceiro” e depois o “Grito dos Fuzileiros”

» MAIS SOBRE O RL2

No âmbito da solidariedade atendendo aos que mais precisam, o RL2 apoiou a Junta de Freguesia de Sta. Maria de Belém no projeto “Natal Solidário” constituindo-se como ponto de distribuição de bens para a metade oriental da Freguesia.

O RL2 como Força de Apoio Geral na dependência do Comando das Forças Terrestres, compete-lhe aprontar 2 Esquadrões de Policia do Exército e tem como tarefa essencial planear e conduzir o treino e emprego do seu Encargo Operacional, para além do cumprimento das missões atribuídas em proveito da Estrutura Base e de Comando do Exército.

No quadro dos compromissos internacionais em que Portugal participa e em conformidade com o expresso no quadro de emprego de forças, coube ao RL2, durante o ano 2012 aprontar a UnFP/ KAIA /ISAF, resultando na projeção para o TO do Afeganistão de 96 militares, garantindo a permanência no TO do Comando da Força, um Pelotão de Fuzileiros e um Pelotão de Lanceiros, este ultimo com um prazo de rendição de 3 meses, com a missão de assegurar a segurança interna do Aeroporto Internacional de Kabul.

O RL2 assegurou ainda durante o ano 2012 ao aprontamento nacional de uma Companhia de Policia Militar, para a Nato Response Force 2013, a MPCoy, com um efetivo de 90 militares, bem como o aprontamento multinacional desta Força, assegurando durante o período de Stand By, ao longo do ano 2013, uma prontidão de 07 dias, para o caso de vir a ser considerado o seu emprego.

» AGRADECIMENTO

Merecem referência, neste Boletim, as palavras dirigidas pelo Comandante dos Lanceiros ao Presidente da Junta de Freguesia de Sta. Maria de Belém, Dr. Fernando Ribeiro Rosa: “Sendo Vossa Excelência o representante, legitimamente eleito no primeiro e importante patamar do Edifício do nosso Portugal democrático, permita-nos interpretar a Vossa presença como um sinal da consideração, da estima e da deferência que reserva à Instituição Militar em geral e, em particular, a este Regimento, o que para nós constitui inegável orgulho. Gratos pela Vossa presença, reiteramos as excelentes relações que tem promovido entre o órgão autárquico a que preside e este Regimento, saudando na pessoa de Vossa Excelência, a população que na área de implementação do Regimento, diária e gentilmente nos acolhe.”