Unidade de Saúde Familiar 2013

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UMA CURTA EVOLUÇÃO

Uma Unidade de Saúde Familiar Descobertas foi criada em Outubro de 2009 como Modelo A em instalações provisórias na Calçada da Tapada 126 enquanto aguardava a construção das novas instalações na Rua Fernão Mendes Pinto em Pedrouços.

Esta curta evolução para o modelo mais diferenciado e exigente deveu-se ao entusiasmo e esforço de uma equipa dedicada.

Em 2012 ouve um alargamento da população inscrita, primeiro de mais 1.750 utentes pela entrada de um médico e depois com a substituição de todos os utentes não frequentadores por mais 1.464 utentes utilizadores, que correspondeu a um acréscimo de 30,6% da sua população inscrita.

Segundo o seu Coordenador, Dr. José Gomes:

2012 foi um ano de excelentes resultados, como consequência natural do investimento nos anos anteriores:

  1. Passámos a Modelo B
  2. Iniciaram-se e concluíram-se as novas instalações, com todos os requisitos hospitalares.
  3. alcançámos 100% dos incentivos Institucionais e 100% dos Incentivos Financeiros em circunstâncias muito adversas (30,6% de acréscimo assistencial em 2012)
  4. Realizámos as I Jornadas da USF no Hotel Vila Galé Ópera em Lisboa, com grande sucesso.
  5. Realizámos 4 estudos científicos nas três áreas: clínica, epidemiológica e dos serviços.
  6. Publicámos os 4 estudos (um premiado pela Industria) e 10 posters (um premiado pela Indústria)
  7. Conseguimos manter o melhor solução informática, a VitaCare.
  8. Valorizámos muito a marca USF Descobertas “visibilidade na net” nos “media” e publicação e apresentação de vários trabalhos.
  9. Fomos a Unidade de Saúde com mais qualidade, eficácia e eficiência do nosso agrupamento.

No nosso site: http://descobertas.myusf.com.pt podem ser consultados todos os estudos e posters apresentados bem como o Plano de Acão 2011-2013 e os relatórios de actividade dos anos anteriores.

Externamente continuámos a colaborar em estudos de âmbito nacional, nomeadamente o estudo patrocinado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão “Prevalência da Hipertensão e consumo de sal” em Portugal, cujos resultados foram apresentados no 7º Congresso de Hipertensão Arterial de 28 de Fevereiro a 3 de Março e o “Estudo CONTA” patrocinado pela industria farmacêutica sobre a prevalência da Hipertensão em Portugal e cujos resultados foram também apresentados no dia 28 de Fevereiro.

Ainda no âmbito da nossa colaboração externa, participámos no projeto “Menos sal e mais sabor à vida”, patrocinado pela Jaba Genéricos, tendo colaborado num programa televisivo na SIC”.

Realizámos numerosas ações de formação teórico práticas em grupo para utentes diabéticos em parcerias com a Industria.

Colaborámos na formação pré-graduada de alunos das Faculdades de Medicina de Lisboa, alunos de enfermagem e alargámos a colaboração a maior nº de internos do Internato Médico de MGF.

Relativamente à qualidade estamos a preparar a acreditação oficial. Em 2012 tivemos 94% dos utentes globalmente satisfeitos e muito satisfeitos.

Tudo culmina em 2013 com a passagem para as novas instalações onde temos capacidade para receber mais 2 médicos, 2 enfermeiros e 1 administrativo, podendo então alargar a cobertura assistencial a mais 3.500 utentes numa zona tão carenciada.

 

UM AGRADECIMENTO

Em nome de toda a equipa da USF Descobertas e meu, devemos salientar a importância que teve o Dr. Fernando Ribeiro Rosa, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, pelo seu empenhamento político, pela partilha de esforços e de um sonho que se realizou. O apoio que nos continua a dar de forma tão generosa nas soluções dependentes do seu pelouro e não só, são para todos, motivo de grande apreço.

 

UM ACTO DE JUSTIÇA GRATIDÃO E RECONHECIMENTO

Agora que já entrou em funcionamento a nova Unidade de Saúde Familiar (USF Descobertas) da nossa Freguesia e que será formalmente inaugurada no próximo dia 2 de Abril, é de inteira justiça agradecer a todas as entidades que contribuíram para que este projecto seja hoje uma realidade.

Assim sendo, um reconhecimento e um muito obrigado ao Ministério da Saúde - ARSaúde - Lisboa, à Câmara Municipal de Lisboa (desde o mandato de Pedro Santana Lopes até ao actual de António Costa) e, de forma muito especial, ao Dr. José Gomes e respectiva equipa da USF Descobertas.

É com enorme satisfação que venho por este meio, em nome da população que represento, fazer este agradecimento público, pois a partir de agora nas freguesias mais ocidentais de Lisboa preencheu-se uma importante lacuna que vem contribuir, indubitavelmente, para dar mais segurança e qualidade de vida aos seus habitantes.

Muito obrigado e bem hajam!

 

Fernando Ribeiro Rosa

Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém

Lisboa, 23 de Março de 2013

 

OS NOSSOS OBJETIVOS

  • Prestar Cuidados de Saúde Primários de excelência.
  • Aumentar a satisfação e acessibilidade dos utilizadores aos cuidados de saúde.
  • Incrementar a eficácia e eficiência dos serviços.

 

OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS PARA 2013

Mais qualidade, eficácia e eficiência

Monitorizar a qualidade a todos os níveis com vista à acreditação em 2015

Cumprir todos os indicadores contratualizados para 2013

Realizar as II Joradas da USF Descobertas

Melhorar a formação dos internos

Dar formação profissional à equipa

Desenvolver a equipa

 

A EQUIPA DA USF DESCOBERTAS

É constituída por 7 médicos, 7 enfermeiros e 5 administrativos.

Um Médico - um enfermeiro de família

  • Cada utente tem um médico e um enfermeiro de família atribuído.
  • Na impossibilidade de ser atendido por estes, ser-lhe-á indicado outro médico ou enfermeiro.
  • Na USF todos se inter-substituem para garantir a continuidade dos serviços.

 

Enfermeiro
de família
Médico
de família
Administrativos

António Sousa

Ana Teresa

Maria Alice

Cecília Vicente

Sílvia Geraldes

Sónia Alves

Maria Virgínia

José Gomes

Luísa de Jesus

Maria Manuel

Maia Mendes

Márcia Lopes

Joana Campina

Lopes Oliveira

Isabel César

Nuno Lavouras

Fernanda Oliveira

Patrícia Vidal

Dina Costa


CARTA DE QUALIDADE DA USF DESCOBERTAS

A USF Descobertas encontra-se em funcionamento, nos dias úteis, das 8 às 20 horas.

O acesso à USF Descobertas pode ser presencial, por telefone ou por via eletrónica.

A prestação de cuidados de saúde assegurados pela USF Descobertas à população a seu cargo reveste-se de carácter global e continuado.

Assume formas diversificadas com incidência nas áreas da Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar e Saúde do Adulto e Idoso.

Os horários praticados pelos profissionais da USF Descobertas estão visivelmente divulgados.

Todos os utentes inscritos na USF Descobertas têm médico e enfermeiro de família.

Programamos consultas no dia para doença aguda e nas restantes situações em 5 dias úteis.

Qualquer utente tem direito a visita domiciliária efetuada pelos profissionais da USF Descobertas, em tempo útil, desde que justificada.

A nossa equipa faz ainda visita domiciliária preventivamente quando se justifica.

A continuidade de cuidados é garantida através dum mecanismo de inter-substituição entre os diversos grupos profissionais.

Na USF Descobertas o atendimento é personalizado, com cortesia e eficácia, fornecendo sempre aos utentes as informações e esclarecimentos necessários à melhor utilização dos seus serviços.

A USF Descobertas respeita e tem afixada a Carta dos Direitos e Deveres dos Utentes.

A USF Descobertas aceita e pratica, no possível, o princípio da livre escolha do utente.

A USF Descobertas disponibiliza aos seus utentes, mecanismos de reclamação, caixa de sugestões e promove, nos termos legais, a devida resposta.

A USF Descobertas promove a formação interna e externa da sua equipa e colabora na formação de novos médicos e enfermeiros que nela estagiam.

A USF Descobertas desenvolve internamente estudos de investigação aplicada nas áreas dos serviços, epidemiológica e clínica.

A USF Descobertas colabora em estudos e parcerias com outras instituições.

A USF Descobertas organiza externamente Jornadas de Saúde para apresentar e trocar experiências com outras unidades de saúde.

A USF Descobertas pratica uma política de melhoria contínua da qualidade, eficácia e eficiência dos serviços, com vista a uma Acreditação Oficial.

 

GUIA DE ACOLHIMENTO DA USF DESCOBERTAS

Horário:

  • Das 8.00h às 20.00h, de 2ª a 6ª feira.

Quem pode recorrer à USF:

  • Os utentes inscritos.
  • A inscrição do agregado familiar é feita no ficheiro de um só médico.

Serviços prestados:

  • Cuidados de saúde no âmbito da Medicina Geral e Familiar (Clínica Geral).
  • Consultas de vigilância - planeamento familiar, saúde materna (grávidas), saúde infantil e juvenil.
  • Consultas de prevenção: rastreio oncológico do colo do útero, mama e colo-retal.
  • Cuidados de enfermagem e vacinação.

Os Serviços prestados não incluem:

  • Atendimento de urgências / acidentes.
  • A transcrição de receituário ou exames provenientes de outros médicos do SNS ou privados não é atribuição do médico de família nem o utente o pode exigir, conforme expresso no Guia do Utente do SNS disponível no portal do Min. Saúde.
  • Preenchimento de formulários de instituições privadas.
  • Atestados para desportos federados/ clubes desportivos.

Marcação de consulta:

  • Na internet: e.mail, eagenda e portal da USF - http://descobertas.myusf.com.pt
  • Por telefone: 213 039 090/1/2.
  • Na Loja do Cidadão.
  • Presencialmente.

Atendimento telefónico:

  • Geral: 8.00h às 20.00h, de 2ª a 6ª feira.
  • O seu médico/enfermeiro de família têm o horário afixado e na sua ausência poderá ser reencaminhado para outros.

Como proceder no dia da consulta:

  • Registe a sua entrada no quiosque de atendimento e aguarde na sala de espera.
  • Os monitores dar-lhe-ão as orientações necessárias.

Como proceder se não puder comparecer:

  • Telefone para o Atendimento da USF (com a maior antecedência possível).
  • Marque nova consulta.

Renovação de Receituário Crónico:

  • Solicite no Atendimento da USF que estará disponível dentro de 72 horas.
  • Consulta de doença aguda
  • É feita pelo médico de família.
  • Em caso de ausência do médico de família, será realizada por outro médico se for clinicamente inadiável.

Visitas domiciliárias

  • Destinam-se a utentes incapacitados em se deslocarem à USF por motivos de saúde.
  • São programadas após o pedido do utente e avaliação do médico / enfermeiro.
  • Podem ser programadas preventivamente pelo médico / enfermeiro.

Consulta Hospitalar

  • O Pedido de consulta é feito na sequência da consulta do utente.
  • Não se efetuam pedidos de iniciativa hospitalar.

Não se transcrevem exames pedidos por hospital/privados. (Despacho 10430/2011, DR Nº 1588, II Série, de 18.08.2011)

 

SERVIÇOS PRESTADOS NA USF DESCOBERTAS

Horário

  • Das 8.00h às 20.00h, de 2ª a 6ª feira.

Carteira básica de serviços:

  • Saúde da mulher em idade fértil (planeamento familiar e saúde materna).
  • Saúde do RN, da criança e do adolescente.
  • Saúde do adulto e do idoso.
  • Cuidados em situação de doença aguda.
  • Acompanhamento da doença crónica.
  • Prevenção da doença: rastreio oncológico e vacinação.
  • Cuidados no domicílio.

Fora do horário de funcionamento da USF pode recorrer a:

  • Atendimento Complementar: Sábados das 10:00 às 18:00 e Domingos das 10:00 às 14:00 no CS da Lapa.
  • Urgência: 24 horas no Hospital de São Francisco Xavier.

Serviços Mínimos.

  • Em casos extremos, por ausência imprevista de mais de metade da equipa da USF, não se efetuam rastreios e consultas de prevenção e vigilância do adulto, canalizando os recursos disponíveis para a saúde infantil, vacinação, contraceção e interrupção voluntária da gravidez, saúde materna, doenças agudas e tratamentos.
  • Reprogramam-se as consultas marcadas.
  • Quando em situação de serviços mínimos estes estarão descritos e afixados na porta de entrada da USF.

 

DOENÇA AGUDA E DOMICÍLIOS

A USF não tem Serviço de Urgência.

Em caso de Doença Aguda:

  • Ligue para a Saúde 24 Tel: 808 24 24 24.
  • Se necessário, será informado para recorrer à USF.
  • A Saúde 24 informa a USF da sua vinda.
  • Se não houver vagas será feita uma triagem pelo seu enfermeiro de família.
  • Só será marcada uma consulta para esse dia se o seu problema de saúde for inadiável, caso contrário será marcada para os próximos cinco dias.
  • Problemas administrativos, atestados, declarações, pedidos de análises, receituários ou referenciações não são considerados Doença Aguda.
  • O atendimento em caso de Doença Aguda não é prioritário e terá de aguardar pela hora que lhe for atribuída.
  • O atendimento de uma doença aguda será no horário da consulta aberta do médico/enfermeiro.

A Consulta Aberta destina-se:

  • Inter-substituição de médicos ou enfermeiros ausentes.
  • Situações de Doença Aguda.
  • Cada médico tem no seu horário quatro consultas abertas que só são disponibilizadas após entrar na USF.
  • Estas vagas podem ser preenchidas pelo utente no próprio dia.

Visita domiciliária médica/enfermagem

  • Destina-se a utentes incapacitados em se deslocarem à USF por motivos de saúde.
  • São marcadas após o contacto e avaliação do médico ou enfermeiro.
  • Podem ser programadas preventivamente.
  • Será combinada a hora da visita domiciliária.

 

COMO MARCAR UMA CONSULTA

Na Unidade de Saúde Familiar Descobertas:

  • Presencialmente ou por terceiros.
  • Registe-se no quiosque à entrada.
  • Aguarde a chamada na sala de espera.

Fora da Unidade de Saúde pode utilizar:

  • Internet: e.mail, Portal da Saúde e http://descobertas.myusf.com.ptpx
  • O telefone: 213 039 090/1/2.
  • A Loja do Cidadão.

Como marcar uma consulta de doença aguda:

  • Só presencialmente.
  • É feita pelo médico de família ou, no seu impedimento, será realizada por outro médico se for clinicamente inadiável.
  • Se não houver vaga e não for clinicamente inadiável poderá programar uma consulta para os próximos 5 dias úteis.

Como pedir uma visita domiciliária

  • Destina-se a utentes incapacitados em se deslocarem à USF.
  • São marcadas após o contacto e avaliação do médico e/ou enfermeiro.
  • Podem ser feitas preventivamente caso o médico/enfermeiro o entendam.

Como obter uma consulta hospitalar:

  • A referenciação para consulta hospitalar é feita na sequência da consulta do utente.
  • Não se efetuam pedidos de iniciativa hospitalar. (Desp. Nº 3/2010 do Sec. Estado)
  • Não se transcrevem exames pedidos por hospital / privados. (Despacho 10430/2011, DR nº 1588, II Série, de 18.08.2011)

No dia da consulta:

  • Respeite o horário de marcação.
  • Traga sempre consigo a identificação: cartão do utente, cartão do cidadão ou o número de utente.
  • Registe-se no quiosque da entrada.
  • Aguarde na sala de espera pela sua chamada nos monitores.

Nota: A USF dá estágios de formação a médicos e enfermeiros que assistem às consultas, podendo recusar a sua presença durante a consulta.

Prioridade no atendimento:

  • O nosso atendimento está automatizado e respeita a ordem de acesso.
  • É no entanto dada prioridade ao atendimento a idosos, doentes, grávidas, pessoas com deficiência ou acompanhadas de crianças de colo e outros casos específicos com necessidades de atendimento prioritário (Artigo 9° do Decreto-Lei nº 135/99, de 22 de Abril)

Como proceder se não puder comparecer:

  • Telefone para o atendimento da USF (com a maior antecedência possível).
  • Marque nova consulta.

Como pedir a renovação de receituário crónico, exames e outros documentos:

Podem ser em consulta não presencial se:

  • Os medicamentos pedidos constarem na ficha clínica como crónicos.
  • Os exames e documentos estiverem de acordo com a vigilância dos problemas registados.
  • O médico entender que não é necessária a presença do utente.

Entrega dos pedidos no prazo de 72 horas.

 

A PLATAFORMA DE DADOS DA SAÚDE

https://servicos.min-saude.pt/utente/portal

A USF Descobertas aconselha vivamente a sua inscrição no Portal do Utente, integrado na Plataforma de Dados da Saúde que lhe possibilitará partilhar a sua informação clínica com outros profissionais de saúde hospitalares e de cuidados de saúde primários bem como a listas de espera para cirurgias, marcação de consultas, pedidos de receituário crónico ou pedidos de isenção das taxas moderadoras.

Poderá autorizar a partilha com profissionais de saúde noutro local do país e no estrangeiro destes serviços e outros que venham a ser criados. A sua informação só será acedida por quem autorizar, facilitando as consultas e tratamentos pelos profissionais.

Inscrever-se é muito fácil e pode pedir apoio aos nossos profissionais.

 

POPULAÇÃO ACTUAL INSCRITA NA USF DESCOBERTAS

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Tabela 1 Distribuição etária e por género dos utentes frequentadores da USF Descobertas a 31.12.2012.

 

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