Meia Maratona de Lisboa 2013

maratona2013_peq

A ponte 25 de Abril encheu-se novamente com os milhares de atletas que não quiseram perder esta oportunidade de correr e atravessar o Tejo de uma forma diferente.

Este ano o número de inscrições superou a espectativa da organização, tendo esta que fechar as participações com 40 mil atletas, de forma a poder salvaguardar toda a componente logística da Meia Maratona de Lisboa EDP.

“Numa altura em que todos os espetáculos, sejam desportivos, sejam culturais, têm vindo a registar quebras acentuadas a nível de espetadores e participantes, é altamente recompensador verificar que esta prova não sofreu a mínima quebra”, refere Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, que recorda que neste ano “já houve jogos da Liga dos Campeões que não conseguiram atrair 40 mil espetadores ao estádio. O que é significativo num país em que o futebol domina.”

A organização está de parabéns. De 0 a 5, a minha avaliação é 5. Helena Correia, 42 anos

Belém foi novamente o palco desta mediática prova e a nossa Junta de Freguesia voltou a apoiar todos aqueles que se quiseram inscrever neste evento que celebra a prática saudável de exercício para toda a família.

Para Fernando Ribeiro Rosa, presidente da Junta de Freguesia, esta prova “é muito importante porque faz a apologia do desporto pelo desporto e de uma forma limpa (sem doping).” Segundo este, a Meia Maratona de Lisboa é “uma forma de projectar a imagem da Freguesia por todo o mundo, pois traz até Belém nomes internacionalmente conhecidos nesta mobalidade.”

O dia começou cedo para os nossos corredores que começaram a chegar por volta das 7h30. Após o habitual check-in onde receberam a t-shirt identificativa da nossa freguesia, entre outras coisas, os atletas embarcaram em autocarros organizados pela Junta de Freguesia e que os transportaram até às portagens da ponte.

Este ano houve muito mais gente, e isso notou-se no início da prova. Luciano Silva, 32 anos

Depois da prova, dos 7 ou 21 km, os participantes da Junta de Freguesia tinham à espera um almoço convívio, como já vem sendo hábito nesta prova, que veio reforçar o espírito familiar que se faz sentir em todas as iniciativas da nossa freguesia.

Segundo Pedro Folgado, vogal responsável pelo desporto, “Correu tudo na linha dos anos anteriores, apesar do número de participações da Junta ter decrescido.” Deixou ainda um apelo para que “todos se divirtam a fazer desporto pois só com este espírito de convívio e de vida ao ar livre conseguimos construir uma freguesia dinâmica e unida.”

É a 2ª vez que corro na ponte. Às vezes fiquei um pouco cansado das pernas, mas foi muito giro correr com tantas pessoas. Eduardo Frias, 12 anos”

A Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém colaborou mais uma vez em parceria com o Maratona Clube de Portugal, através da cedência do espaço da sua sede para a realização do controlo de anti-doping aos primeiros classificados da prova de elite, como forma de validar o resultado desportivo obtido pelos atletas.

Se não teve oportunidade de participar, não espere pelo próximo ano, junte-se às atividades físicas que a sua Junta de Freguesia tem preparadas para si.