Programas de Verão 2013

programas_verao_2013_gd

Praia Campo Infância Turno A e B

Este ano para responder às necessidades das famílias, assim que terminaram as aulas iniciou o primeiro turno das Férias Vivas de Verão.

A reunião de pais decorreu no Centro Paroquial de Santa Maria de Belém, no passado dia 6 de Junho, onde foram explicadas as dinâmicas, regras, e formas de funcionamento dos Programas de Verão da Junta.

O turno de Junho iniciou dia 17 de Junho com o tema dos Transportes. A andar de transportes públicos, são 53 crianças acompanhadas de 12 monitores e 1 coordenador.

As actividades são dinâmicas, e no próximo boletim vamos tentar recolher testemunhos de pais e crianças sobre o primeiro dos 5 turnos do “praia campo”.

Este ano contamos com um total de 236 crianças inscritas neste programa que se estende durante os meses de férias de Verão.

“O Primeiro Turno Férias Vivas 2013 começou pela primeira vez em Junho, imediatamente após o fim das aulas. Este turno, veio colmatar, a necessidade dos pais e encarregados de educação poderem manter os seus filhos e educandos em segurança e em actividade. Para as crianças, há a possibilide de ter uma actividade não só de lazer, mas também de aprendizagem e desenvolvimento." (Avô uma criança de 10 anos)

Para o inicio do mês de Julho contámos com 130 participantes entre os 6 e os 12 anos, dinamizados por uma equipa de  33 monitores e 3 coordenadores. O programa foi animado e conseguimos registar alguns testemunhos dos pais sobre o desenvolvimento do turno.

“Parabéns a todos. Excelente trabalho. O meu filho andou entusiasmadíssimo. Foram 15 dias bem passados, numa altura que para os pais que trabalham é muito difícil mantê-los ocupados.”

“Não estou habituada a ter um serviço grátis, muito menos com esta qualidade!!! Muito bom!”

“Foi tudo Perfeito. Se tivesse de alterar alguma coisa seria apenas o lanche. Retirava o IceTea e alternava as Madalenas. Isto são detalhes. Para nós foi uma estreia de sucesso. Um muito obrigado.”

“Desde já quero agradecer às monitoras do meu filhote pelo “colo” e “mimo” que lhe deram!! Muito obrigada pela dedicação!”

“É de louvar o vosso trabalho, de todos os envolvidos sem excepção!”

"O empenho, a responsabilidade, criatividade e dedicação com que trabalham é um modelo de elevada referência profissional para a nossa comunidade. A minha filha cresceu, chegou feliz, desenvolveu-se física e mentalmente e sente-se mais parte da comunidade onde vive, resultado do vosso bom trabalho. São um exemplo fundamental no contexto em que vivemos!”

“É uma excelente iniciativa e fundamental no apoio às famílias com filhos em idade escolar nos períodos de férias dos menores.”

"O estabelecimento de uma boa relação, entre os monitores e as crianças é fundamental para que este período seja vivido de modo tranquilo e agradável por ambos. Permite as crianças mais novas permanecerem com os mesmos monitores, se esta for a vontade das mesmas e das suas famílias.”

Na segunda quinzena de Julho o número de crianças envolvidas foi de 110 e a equipa de animação renovada, recorrendo a 3 autocarros alugados pela Junta de Freguesia para o efeito.

Ainda não havia testemunhos à hora de fecho deste boletim. Na nossa próxima revista apresentaremos mais informações sobre o turno B.

 

Praia Campo Infância Turno B e C

No turno C, desde há três anos turno inclusivo, a animação foi grande para as 53 crianças inscritas, 6 das quais com deficiências, nomeadamente com paralisia cerebral.

A experiência integradora de promover actividades que todos possam “fazer”, “sentir” ou participar “ouvindo” é sempre e cada vez mais uma realidade.

As crianças que lidam com crianças diferentes, compreendendo as suas capacidades e dificuldades, serão adultos de amanhã mais conscientes das diferenças e de quanto é bom que todos, cada um à sua maneira possa participar.

Com a integração destas crianças, em actividades em que todos possam participar, promove-se o respeito pela diferença.

Os testemunhos de crianças, encarregados de educação e monitores manifestam que este projecto de integração, devido aos seus valores e potencialidades, deve ser mantido anualmente.

O último turno deste Verão de 2013, o turno D, já terminou, com a certeza de que a animação voltará para os residentes da nova Freguesia de Belém, nas férias escolares do próximo Natal.

 

Praia Belém Jovem Turno A

Iniciou no dia 17 de Junho o primeiro turno do Programa Praia Belém Jovem. Cerca de 30 jovens e 4 monitoras estão a desfrutar de momentos de grande diversão, adrenalina e espirito de equipa. Têm sido momentos únicos, que dificilmente esquecerão.

A missão da equipa de monitores passa por permitir que os jovens desfrutem de umas férias fantásticas, incutindo a responsabilidade.

Os objectivos do programa visaram entreter e preencher o tempo dos jovens, proporcionando-lhes momentos de bem-estar, lazer, assim como contribuir de forma positiva para o desenvolvimento relacional destes jovens, um total de 80 neste ano.

Veja nas fotos algumas das actividades que deram cor a estas semanas destes jovens.

 

Praia Belém Jovem Turno B e C

Iniciou no dia 1 de Julho, o segundo turno do Programa Praia Belém Jovem.  Cerca de 40 jovens e 4 monitores tiveram duas semanas de muita animação, cultura, desporto e divertimento. As fotografias falam por si. As actividades decorreram entre manhãs de praia, dia na piscina, tarde de arborismo, escalada, atelier de culinária, torneio de voleibol e ateliers de construção de carrinhos solares, conjuntamente com outras actividades adequadas a um grupo de jovens dos 13 aos 18 anos.

Está agora a decorrer o terceiro turno do Programa Praia Belém Jovem, o qual está a ser fantastico! Agradecemos ao Clube de Jiu-Jitsu de Lisboa, nomeadamente ao Prof. Hélio Perdigão pela oportunidade que deu a estes jovens de experimentarem uma aula de Jiu-Jitsu que foi um verdadeiro sucesso. Muito Obrigado.

 

Praia Belém Jovem Turno D

O último turno do Belém Jovem voltou a ser inesquecível para todos os jovens que participaram neste programa.

Na última semana de Julho e primeira de Agosto, a praia, a piscina, os museus e diversas actividades desportivas fizeram as delícias de todos.

Com um programa rico e diversificado, os mais de 40 jovens puderam aproveitar as suas férias de Verão de uma maneira diferente.

Uma das tardes foi destinada ao voluntariado, onde os participantes puderam dar um pouco mais de si em prol dos outros, e aprender assim a importância da solidariedade.

Os 4 monitores responsáveis pelo grupo foram incansáveis e promoveram momentos de grande diversão a estes jovens que puderam adquirir novos conhecimentos e criar novos laços de amizade.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

SIGA-NOS NO FACEBOOK

oyun