USF Descobertas

Já não há utentes sem médico de família na Freguesia de Belém

Por Dr. José Gomes, coordenador da USF Descobertas, de Belém

Um problema que afetava o acesso dos utentes ao médico de família foi finalmente resolvido e os nossos fregueses ficaram assim melhor servidos e com instalações de proximidade.
A Unidade de Saúde Familiar, USF Descobertas, esteve provisoriamente instalada no Centro de Saúde de Alcântara e foi muito apoiada pela nossa autarquia de Belém para a construção destas novas instalações.
Os utentes sem médico das antigas Freguesias de S. Francisco Xavier e Santa Maria de Belém inscritos nos Centro de Saúde da Ajuda e Centro de Saúde de Alcântara e residentes na atual área da nossa Freguesia de Belém, foram transferidos para a Unidade de Saúde Familiar, USF Descobertas, recentemente inaugurada na nossa Freguesia na Rua Fernão Mendes Pinto nº 19, com os Tel. 213 039 090/1/2, e que dispõe de melhores condições.
Esta Unidade do SNS obedece aos mais rigorosos padrões de qualidade e tem uma equipa muito motivada para a prestação de cuidados quer no ambulatório quer no domicílio. O médico de família trabalha em equipa com um enfermeiro de família e não há utentes sem médico na USF Descobertas.
Todos os elementos da equipa se inter-substituem, o que permite a um utente com Doença Aguda ser atendido, mesmo quando o seu médico ou enfermeiro estão ausentes por doença ou em férias.
A qualidade das instalações, a proximidade e acessibilidade a par com um atendimento excelente e uma equipa motivada, estão bem demonstradas nos bons indicadores que têm alcançado ao longo dos anos.
A USF dá formação a médicos da especialidade de Medicina Geral e Familiar e enfermeiros além de outros recém licenciados.
A sua equipa tem vindo a publicar trabalhos de investigação na área clínica e administrativa e organizam anualmente Jornadas de 2 dias onde são debatidos os temas de interesse dos profissionais e se trocam experiências com outras Unidades.
Os profissionais da USF Descobertas têm vindo a informar os utentes transferidos que podem, caso o desejem, mudar para outro Centro de Saúde da área onde habitam, devendo para o efeito pedir a sua transferência.
Também são convidados a marcar uma primeira consulta com o seu médico de família e a trazerem os respetivos boletins de saúde para verificar se as vacinas estão em dia, podendo o utente imediatamente vacinar-se, fazer o seu rastreio oncológico ou planear o acompanhamento e vigilância da sua saúde.
A USF Descobertas tem mais de 16 mil utentes ativos servidos por uma equipa de 9 médicos, 8 enfermeiros e 6 secretários clínicos.