Prémios de Cidadania entregues em sessão pública

20140512 premios cidadania

Oferta do prémio Margarete Marie Landenberg Rodrigues pela participação voluntária de forma responsável, sistemática e desinteressada diariamente no transporte solidário, no sentido de apoiar o bom funcionamento do transporte solidário.
Apesar da integração na Associação ARIA (Associação de Reabilitação e Integração e Ajuda), o Marco Vasconcelos luta diariamente contra o estigma e discriminação social associadas às pessoas com problemas de saúde mental, mas o voluntariado desinteressado ajuda diariamente o Marco Vasconcelos na sua integração social, e ajuda todos os que participam no transporte a serem mais cuidados.
O Marco Vasconcelos é sempre o primeiro a chegar e o ultimo a partir. O primeiro a abrir a porta, dar o braço para apoiar a descida e por um banco para ajudar neste transporte.
Esta foi a forma que a Comunidade encontrou de agradecer ao Marco Vasconcelos o seu empenhamento no desenvolvimento do Transporte Solidário.
A Oferta do prémio Coronel Médico António André Rodrigues à valência “Apoio Integrado à Comunidade” do Centro Paroquial de Assistência de Santa Maria de Belém, representado pela Drª. Helena Barracho, é a forma que a esta Junta em nome do território tem de reconhecer a importância dos serviços prestados em prol da comunidade através desta resposta que incluem o Serviço de Apoio Domiciliário; o Serviço de Banco Alimentar; o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados.
O Serviço de Apoio Domiciliário que diariamente responde em termos de higiene pessoal, alimentação, tratamento de roupas, higiene pessoal às pessoas mais dependentes da Freguesia que de acordo com os seus rendimentos comparticipam os serviços;
O Serviço de Banco Alimentar que com o apoio do banco Alimentar contra a fome é entidade recetora e distribuidora das famílias em maior dificuldade económica:
E o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, que de acordo com os requisitos do Instituto de Segurança Social, identificam e apoiam com géneros as famílias que cumprem os requisitos para este apoio.
Entre outros apoios sociais de enquadramento das famílias no caminho para a integração social, sempre em articulação de serviços de resposta à comunidade.