24ª Meia Maratona de Lisboa

A Meia Maratona de Lisboa EDP voltou este ano a realizar-se, trazendo à cidade milhares de atletas e proporcionando a todos quantos nela quisessem participar uma experiência quer a nível desportivo, quer de confraternização.
“O Desporto é essencial para a formação das pessoas, bem como o convívio. A Junta disponibilizou as instalações conseguindo conciliar toda uma série de factores e logística que permitissem a participação de um conjunto importante de pessoas neste evento” Fernando Ribeiro Rosa (Presidente da Junta de Freguesia de Belém).
O incentivo ao desporto e a participação de figuras de renome internacional neste tipo de prova vem já sendo tradição, bem como a promoção de praticas saudáveis, que se espelha em particular no rigoroso controlo anti-doping cujo balanço, nas palavras de Rui Cordeiro (vogal da Junta de Freguesia de Belém para o desporto) é muito positivo: “A prova correu muito bem quer no âmbito da colaboração da Junta de Freguesia de Belém, quer ao nível do controlo anti-doping”.
Às 10h15 do dia 16 de Março efetuou-se a partida da CTT Prova de Deficientes Motores em Cadeira de Rodas, e às 10h30 desse mesmo dia, a Partida da Meia Maratona de Lisboa EDP e da Mini Maratona Vodafone. No entanto, logo a partir das 7h00 começaram-se a juntar os participantes da Freguesia que, utilizando os autocarros disponibilizados pela Junta de Freguesia de Belém, foram transportados até ao início da Ponte 25 de Abril, num ambiente pleno de entusiasmo perante a travessia. No final da prova, a Junta de Freguesia ofereceu também um almoço de convívio, como em anos anteriores, estimulando a confraternização, na qual se denotaram a satisfação e a partilha de experiências entre participantes de várias gerações que se juntaram neste evento.
“Correu muito bem! Fiz, na mini maratona, 1.01h!” Maria Isabel Nobre, 64 anos.
“Acho que é importante a realização deste tipo de iniciativas.” Adriano Nunes, 18 anos.
Os vencedores da prova foram, para os seniores masculinos, o queniano Bedan Karoki Muchiri e para os seniores femininos, a portuguesa Vera Fernandes.
Os portugueses melhor classificados na meia maratona foram Hermano Ferreira (em 17º lugar) e Vera Fernandes (em 1º lugar).
Kota Hokinoue (Japão) foi vencedor da CTT - Prova de Deficientes Motores em Cadeira de Rodas e Manuela Schär (Suíça) bateu recorde do mundo na CTT Meia Maratona em cadeira de rodas.
É também de sublinhar o papel e eficácia da Junta de Freguesia de Belém na limpeza e manutenção dos recintos e infra-estruturas utilizados no âmbito deste evento.
Fica o convite a quem ainda não participou nesta prova a associar-se às demais atividades desportivas organizadas pela Junta de Freguesia.
“É uma iniciativa que tem tido progressos, é importante o convívio. Espero que continue!” João Sousa, 18 anos.

20140512meiamaratona