Higiene Urbana na Junta de Freguesia

A Junta de Freguesia passou, a partir de dia 10 de março, a ter competência na área da Higiene Urbana, no que diz respeito à varredura e lavagem das ruas, corte de ervas e aplicação de herbicida, limpeza de papeleiras e ainda na recolha de dejetos caninos através do Motocão.
São 38 os colaboradores – agora do quadro da Junta de Freguesia – nesta área, sendo, no entanto, insuficientes para tanta tarefa. Se é verdade que parte desta insuficiência pode ser suprida através do empenho dos colaboradores e da colocação à disposição de meios mais adequados à limpeza urbana, outra parte – talvez a mais relevante para se fazer a diferença, tem de vir de cada um de nós.
A higiene urbana está na sua mão.
Cada vez que se deita uma beata para o chão, se coloca lixo fora dos locais adequados para o efeito, se atira lixo para o chão, etc., está-se a contribuir para um ambiente pouco saudável com a consequente diminuição da qualidade de vida.
Diariamente, sem excepção, as nossas ruas são limpas, varridas e lavadas mas sem a sua ajuda não será possível atingirmos patamares de excelência.
E a sua ajuda é precisa não só na atitude individual e dos mais próximos (filhos, netos, irmãos, etc.) mas também na sensibilização dos outros cidadãos. Não se pretende obviamente que se criem situações de conflito, mas a sensibilização e o bom senso são boas conselheiras e está ao alcance de cada um colaborar nesta tarefa comum.

A organização da Equipa

Neste momento estão 38 colaboradores afetos à área da Higiene Urbana. Parecendo que são muitos, a realidade é que são poucos! Ao estabelecermos tarefas e competências acabamos com um número reduzido de colaboradores a executar cada tarefa.
A equipa é constituída pelos seguintes elementos:

• 1 Encarregado Geral
  • 3 Encarregados
  • 2 Administrativos
  • 1 Guarda
  • 4 Deservagem e aplicação herbicida
  • 8 Lavagem das ruas (noite)
  • 3 Condutores máquinas varredura
  • 2 Condutor mais ajudante viatura transporte e apoio
  • 1 Varredor dedicado à Rua Vieira Portuense
  • 1 Varredor dedicado à Rua dos Jerónimos
  • 1 Varredor dedicado à Praça do Império
  • 9 Varredores que percorrem a Freguesia

Podemos ser mais 17.000 a colaborar nesta tarefa evitando que esta equipa tenha que apanhar lixo!

Organização do trabalho

As ruas têm diferentes necessidades de limpeza consoante as suas características e intensidade de utilização.
Se há ruas que necessitam de ser varridas todos os dias, outras há que poderão ser apenas de 15 em 15 dias.
Claro que todos esperamos que a “minha” rua seja varrida e lavada todos os dias mas a realidade é que não há necessidade disso e que apenas algumas têm esse grau de exigência. O mesmo se passa com a lavagem.
Para se ter uma ideia, a Freguesia está dividida em cerca de 50 “cantões”, ou seja, áreas específicas de varredura e em mais de 200 “giros” – zonas de lavagem.
Caso queira saber qual a periodicidade que é expetável que a sua rua seja lavada, pode enviar um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar . Pode mesmo saber quando foi varrida ou lavada a última vez e quem foi o encarregado responsável por essa ação.
Queremos que a ação seja o mais transparente possível, pois sabemos que só assim contaremos com o seu apoio nesta tarefa tao difícil que é manter um espaço limpo e asseado!

24ª Meia Maratona de Lisboa

A primeira prova de fogo foi apenas 6 dias depois de assumidas as competências, com a limpeza de toda a zona onde decorreu a 24ª Meia Maratona de Lisboa.
Em apenas 2 horas e meia a nossa equipa de limpeza urbana limpou o imenso lixo que mais de 40.000 pessoas tinham criado em Belém. Veja nas fotos abaixo o antes e o depois para perceber a dimensão da tarefa e a capacidade de trabalho que a equipa teve. Estão por isso de parabéns!

Aquisição carrinha de apoio

A Junta de Freguesia adquiriu uma carrinha de apoio à higiene urbana, de forma a facilitar a deslocação dos colaboradores e das máquinas e equipamentos dentro da Freguesia, dado a sua extensão e difícil orografia.
Esta carrinha vem somar-se à já existente e que foi transferida pela CML.
Iniciamos assim um movimento com o objetivo de dotar esta área de meios mecânicos adequados e que farão aumentar a eficiência dos nossos colaboradores.

20140518 higiene urbana