500 anos da Torre de Belém

20141226 torrebelem gd

No dia 28 de novembro iniciaram-se as comemorações dos 500 anos do início da construção da Torre de Belém, formalmente conhecida como Torre de S. Vicente, Património Mundial da UNESCO desde 1983, emblema da cidade de Lisboa e de Portugal.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier e estiveram presentes a Veradora da Cultura da CML, Drª. Catarina Vaz Pinto, o Dir. Geral do Património Cultural, Dr. Nuno Vassalo e Silva, a Conservadora da Torre de Belém e do Mosteiro dos Jerónimos, Drª. Isabel Cruz Almeida, bem como o Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Dr. Fernando Ribeiro Rosa.
Para esse efeito foi apresentado um selo comemorativo dos Correios de Portugal (CTT) e inaugurada a exposição “A Magnífica e Formosa Torre” patente em painéis no exterior, no percurso entre a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos. Esta exposição conta a história do monumento e da zona envolvente e está patente nesses locais da zona ribeirinha até ao próximo mês de julho.

 

Entre finais de 2014 e durante o ano de 2015 vão ser desenvolvidas um conjunto de iniciativas no âmbito das comemorações:
Janeiro a Junho
Continuação do ciclo “Conversas sobre a Torre de Belém”.
Abril a Junho
Exposição de pintura, gravuras, memorabilia sobre a Torre de Belém na Sala do Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos em colaboração com a CML, Museu da Cidade.
Maio a Julho
Concertos no interior da Torre.
Junho
Concertos no exterior da Torre de Belém, em colaboração com a EGEAC, no âmbito das “Festas da Cidade”; Lançamento de colecção selos pelos CTT, alusivos a esta celebração.
Encerramento das Celebrações
Realização no CCB do congresso internacional “SPHERA MUNDI – Arte e Cultura no Tempo dos Descobrimentos” (13, 14 e 15 de Outubro de 2015).

 

 

PRÓXIMOS EVENTOS

SIGA-NOS NO FACEBOOK

oyun