"A Nossa Bicharada" - Espaço Ecológico

20150506 espaco ecologico gd

» Pedro Serrano é o voluntário responsável pela "bicharada" do Espaço Ecológico. Fomos fazer-lhe uma visita e conhecer os novos habitantes deste local.

Como surge a oportunidade de colaborar com o Espaço Ecológico?

Num dos almoços semanais dos "Velhos do Restelo", o Presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa, lançou-me o desafio de cuidar dos animais, então existentes no Espaço Ecológico. A minha paixão por animais falou mais alto e não tive como recusar. Desde outubro de 2014 que abracei este projeto a tempo inteiro.

Que mudanças trouxe ao espaço?

Fizemos uma remodelação completa do espaço. Para além de melhorarmos as instalações, repovoamos as mesmas. Passámos de 30 a 150 animais, num total de cerca de 30 espécies diferentes. A Junta de Freguesia comportou os custos associados a todos os materiais necessários e o trabalho foi feito voluntariamente por mim e pelo meu amigo Fernando Bastos.

Que tipo de dinâmicas gostaria de ver neste espaço?

Acima de tudo gostaria de ver a comunidade aproveitar todo o potencial deste sítio. Já existe uma grande interação com a creche/infantário anexa ao Espaço Ecológico. Porque não trazer outras instituições ao espaço para conhecer os animais? Gostaria também de desenvolver um programa de apadrinhamento dos nossos animais, de forma a envolver as pessoas no trabalho que aqui é feito.

O que tem este local de tão especial?

Este é um pedaço de campo plantado numa zona nobre da cidade. Ao entrar aqui, conseguimos deixar para trás o barulho, a confusão e o stress do dia a dia, para experienciarmos a calma e serenidade da província. Aqui conseguimos fomentar experiências, que de outra forma os nossos visitantes não teriam facilmente acesso.