A Biblioteca faz 10 Anos

20150506 biblioteca gd

A Biblioteca da Junta de Freguesia de Belém está de parabéns pelo seu 10º aniversário. Situada na Rua João Paiva, nº 11, é um espaço físico especial, acolhedor, de encontros e convívios. Oferece ao leitor um acervo de cerca de 9.000 documentos e 7 postos informáticos com acesso à Internet e serviço wireless gratuito. Do seu currículo, fazem parte uma candidatura para apoio à biblioteca aceite pela Fundação Calouste Gulbenkian, bem como o apoio que presta à referência, empréstimo domiciliário, renovação e catalogação dos documentos e gestão de ofertas. Organiza e promove visitas de estudo à Biblioteca, de ensino normal e ensino especial, atividades diversas, dinamizadas para promoção da Literacia, do Livro e da Leitura, a Hora do Conto, Férias de natal, carnaval, páscoa e verão, a vinda de autores e ilustradores, a semana da leitura, escrita criativa, maratona da leitura, trabalhos de grupo, artes plásticas, criação de fantoches e elaboração de livros, exposições, visionamento de filmes e desenhos animados, encadernação, teatro, leitura em família com autor, jogo de pistas, pesquisa no computador, apoio ao computador, atividades no Centro de Dia de São Francisco Xavier, em Caselas e em vários estabelecimentos de ensino da Freguesia, idas ao Jornal Diário de Notícias e Picadeiro de Monsanto, promoção de atividades com os CTT e a livraria Estúdio Didáctico, ações de sensibilização de Internet Segura, ações de educação ambiental, histórias com cheiro e degustação de morangos, exibição do jornal mais pequeno do mundo, ateliers de culinária, restaurante das letras, colaboração no Hospital de São Francisco Xavier, através da Cruz Vermelha Portuguesa e da Liga dos Amigos do Hospital de São Francisco, entrega extraordinária de documentos ao domicílio, conservação preventiva, comemorações de efemérides, banquinha dos livros, oferta de livros para Cabo Verde, Guiné e, mais recentemente, para os Açores e Madeira, cursos de português, mostras bibliográficas, projeto Livros Amigos - Leitura em Família, promoção e divulgação de ações de solidariedade, colaboração com outras bibliotecas, etc.
Foi com o anterior Presidente Engº. J. Filipe de Athayde Carvalhosa e a Dra. Maria Nazareth Carvalhosa da ex. Junta de Freguesia de S. Francisco Xavier que a Biblioteca abriu! Dra. Sónia Carrilho, responsável pela Biblioteca desde 2005, continua, ainda hoje, a reinventar o conceito de Biblioteca…
Atualmente, sob a direção do Presidente Dr. Fernando Ribeiro Rosa e da Secretária Dra. Anabela Correia, responsável pelo Pelouro da Cultura, tem aumentado o seu público e diversificado as suas atividades. Em termos de espaço expandiu-se e desde há um ano tem um Pólo no Centro Social de Belém com a Dra. Susana Pereira. A Biblioteca está constantemente a inovar e, portanto, consegue-se adaptar mantendo o respeito pela sua história.
Visite-a!
O convite é para que a comunidade se venha juntar às comemorações de uma década de atividades e para além da participação especial no dia 8 de maio, às 15h, de José Fanha, autor e ilustrador de várias obras, e de um concerto de música com Silvestre Fonseca, compositor, professor e concertista de guitarra clássica estão, também, programadas 2 Feiras do livro nos dias 8 e 28 de maio (data sujeita a confirmação), com autores convidados a quem podem pedir um autógrafo e Bolo de aniversário. Haverá um curso de livreiros (Bertrand) e ainda rastreio de diabetes, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Estejam atentos ao Facebook da Junta que, em devido tempo, dará mais pormenores.