Inaugurado Museu dos Coches

O novo Museu Nacional dos Coches, localizado na nossa Freguesia, foi inaugurado no passado dia 22 de maio, contando com a presença muitas personalidades da política e da cultura.
A abertura ao público decorreu no dia 23 maio, com entrada gratuita, e um programa que incluiu desfile da Charanga a Cavalo da GNR e uma exibição da Escola Portuguesa de Arte Equestre. O museu abriu assim as portas na data em que celebra o 110.º aniversário da inauguração do museu original, em 1905, por iniciativa da rainha D. Amélia, mulher do rei D. Carlos I.
O presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, foram dois dos convidados. Estiveram também presentes o presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o diretor-geral do Património Cultural, Nuno Vassallo e Silva e a diretora do Museu Nacional dos Coches, Silvana Bessone, além de outros membros do Governo e autarcas, entre eles o presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa, e os Vogais João Carvalhosa, Helena Lencastre e Anabela Correia.
O novo edifício, desenhado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, acolhe uma coleção considerada única no mundo, composta por 78 viaturas do século XVII ao século XIX, na maioria provenientes dos bens da coroa ou da Casa Real portuguesa.
Composto por dois edifícios, com quatro pisos, duas salas de exposição permanente, uma sala de exposições temporárias, auditório, serviço educativo, o novo edifício possui ainda laboratório, oficinas, zonas técnicas e administrativas.
O antigo edifício do Museu dos Coches, no Picadeiro Real, continuará a funcionar como parte integrante do novo museu, para exibir algumas carruagens e viaturas de aparato do século XVIII, arreios, e um núcleo dedicado à rainha D. Amélia, tal como a galeria de pintura dos reis de Portugal.