BOAS FESTAS E FELIZ ANO DE 2016

Há 2 anos que tenho a grata honra de dirigir os destinos da nova Freguesia de Belém, resultante da fusão das antigas Freguesias de Santa Maria de Belém e de São Francisco Xavier. Estamos precisamente a meio do primeiro mandato e com base no nosso lema "Belém a soma de todos", temos estado a cumprir de forma equilibrada e equitativa as diferentes medidas e ações que anunciamos no nosso Programa Eleitoral.

Para ser sincero posso afirmar que não tem sido nada fácil, pois existem ainda inúmeras situações em que as competências foram por lei passadas para a Junta de Freguesia, mas as respetivas verbas ainda não entraram na conta bancária... Enfim, com muita paciência e bom senso vamos fazendo o nosso trabalho em prol da população de Belém como melhor sabemos e podemos, esperando que a pouco e pouco se clarifiquem algumas situações com a CML, face à urgência que alguns casos impõem.

Belém é uma autarquia localizada na parte mais ocidental de Lisboa, junto ao Rio Tejo, detentora de bonitos e antigos monumentos e de grandes espaços verdes, mas também, ao mesmo tempo, debate-se com situações sociais delicadas que, por vezes, o cidadão comum não chega a identificar ou a tomar consciência da existência das mesmas.

Refira-se, a título de exemplo, que um dos nossos maiores problemas é a situação de solidão em que se encontra um número muito considerável de idosos; a Junta tem, por isso, dado prioridade a todo o tipo de ações que visem minimizar estas situações, criando, promovendo e fomentando iniciativas que permitam o maior acompanhamento possível desses casos por parte dos serviços de ação social, das forças de segurança e da própria sociedade civil.

Aproximando-se a época natalícia venho desejar em meu nome pessoal, do Executivo e dos colaboradores da Junta de Freguesia, os votos de Bom Natal e Feliz Ano Novo a todos os que habitam ou trabalham na Freguesia de Belém.

Fernando Ribeiro Rosa
(Presidente da Junta de Freguesia de Belém)