Cabazes Solidários

Este ano e mantendo a tradição da Junta de Freguesia de Belém, retiramos a iluminação das ruas para alimentar cerca de 230 famílias mais carenciadas. A verba que seria para iluminar a Freguesia de Belém, foi alocada à ação social, e à resposta em termos alimentares e de higiene.

Em articulação com as entidades do território, identificamos as famílias em situação de carência económica, procurámos saber quais os apoios alimentares e de higiene que tem acesso, e de acordo com o número de elementos do agregado familiar irá ser atribuído um cabaz alimentar e higiene, ou só um cabaz de higiene.

Concretizando, se uma pessoa tem apoio do Banco Alimentar Contra a Fome, da Mesa de Nossa Senhora (o Refeitório Social da Freguesia), ou Re-food (movimento comunitário de cidadãos que voluntariamente recolhe alimentos excedentes dos restaurantes e entrega-a a quem precisa, ajudando a terminar com o desperdício alimentar e com a fome urbana), então não necessita de bens alimentares, tendo apoio da Junta através do Cabaz de Higiene.

A forma de funcionamento dos Cabazes Solidários da Junta de Belém é muito simples, em Dezembro as famílias que se candidataram ou foram identificadas pelos serviços sociais que dão resposta à freguesia, recebem um cartão oferta.

Entre Dezembro de 2015 e Novembro de 2016 os Cartões oferta são carregados para que as famílias os possam utilizar ao longo do ano.

Uma família que não tenha apoio alimentar de outra entidade recebe um cabaz de higiene e alimentar.

Mas a solidariedade em Belém não se fica pela Junta de Freguesia, recebemos também o apoio de algumas entidades que generosamente iluminam o Natal de mais Famílias.

A Delegação de Lisboa da Cruz Vermelha Portuguesa ofereceu 50 cabazes para famílias do território com necessidades alimentares.

O BPI (Banco Português Investimento) com a campanha “ofereça um Natal mais Feliz”, vai oferecer às crianças que estão inscritas na “Casinha de Nossa Senhora” um presente.

O Colégio Mira Rio com a campanha de pais e alunos escolheu a Mesa Nossa Senhora para ofertar os bens alimentares recolhidos, e animar um almoço do Refeitório Social com cânticos de Natal.

O Colégio “O Parque” mais um ano recolheu produtos alimentares para oferecer às famílias que precisam de alimentos, através da Re-food.