Visita do Presidente da CML

20160508 visitacml gd

No passado dia 26 de abril, o Presidente da CML, Fernando Medina, acompanhado pelos vereadores do urbanismo, do desporto e da segurança efetuaram uma visita de trabalho à Freguesia de Belém.
Esta visita tinha como fim dar a conhecer quais os problemas reais existentes na Freguesia e articular soluções para os mesmos.

Locais visitados e questões a resolver:

Rua de Belém / Largo dos Jerónimos
Requalificação do espaço público com criação de zonas pedonais e salvaguarda de peões.
» Projeto está a ser elaborado pela CML
Passagem inferior CCB / Padrão dos Descobrimentos
» Ficou determinado que será a Junta de Freguesia a implementar a solução de atravessamento para cadeiras de rodas e carrinhos de bebés através de uma plataforma elevatória.

Rua Bartolomeu Dias / Rua de Pedrouços
Reabilitação do pavimento » (ver página seguinte)
Cruzamento Av. da Torre com Ruas de Pedrouços e Bartolomeu Dias
Intervenção destinada a reduzir a velocidade de atravessamento e a criação de refúgios para peões
» ainda se encontra em estudo na CML (apesar de já existir um projeto há cerca de 3 anos...).

Rua dos Cordoeiros a Pedrouços
Prometida pelo candidato a Presidente da Câmara, atual Primeiro Ministro, em 2013, em campanha eleitoral
» também se encontra em fase de elaboração de projeto.

Visita à Unidade de Saúde Familiar "As Descobertas"
Visita acompanhada pelo seu Diretor, Dr. José Gomes.

Rua Fernão Mendes Pinto, cruzamento com a Rua Damião de Góis
Será criado um novo parque de estacionamento dissuasor para apoio à estação de comboios de Algés e ao interface de transportes da Praça D. Manuel I.

Piscina do Restelo
Visita às instalações e reforço da necessidade de elaboração urgente do protocolo para a reabilitação da cobertura e de outras obras.

Jardins da EPUL
Puderam constatar in loco a recente reabilitação dos jardins.

Parque dos Moinhos de Santana / Rua Ângelo Prondoni
Nova chamada de atenção para o muro a cair e que se encontra neste estado antes mesmo da passagem da gestão do parque para a Junta de Freguesia, ou seja, há mais de 2 anos.

Bairro de Caselas
Mostrámos a enorme degradação dos arruamentos de todo o Bairro de Caselas, que há muito são objeto de reclamação por parte da Junta de Freguesia. O miserável estado do betuminoso faz com que automóveis e peões se tenham que desviar constantemente dos buracos ali existentes. » Foi alvitrada pelo Presidente da CML a possibilidade de todos os arruamentos do bairro poderem vir a ser requalificados em breve.

Jardim do Miradouro
O projeto de requalificação deste jardim será executado pela Junta de Freguesia de Belém.

MUITO PREOCUPANTE!
Projetos adiados pela CML

Apesar de publicamente anunciados para execução no primeiro semestre de 2016, fomos informados que provavelmente só em 2017 se verificará a reabilitação do pavimento da Rua Bartolomeu Dias e da Rua de Pedrouços, obras que são fundamentais para a Freguesia.
Também preocupante foi a perspetiva de entrada em obra da Rua dos Cordoeiros a Pedrouços e que também estava prevista para este semestre.
Também preocupantes são outros projetos tais como a requalificação do cruzamento da Avenida da Torre com as duas vias anteriormente descritas, a intervenção na Rua Capitão Mor Pedro Teixeira / Rua Rodrigo Reinel, bem como a requalificação da Rua de Belém / Largo dos Jerónimos.