4º Centenário da Cidade de Belém do Pará

20160716 belem para gd

A convite da Câmara Municipal de Belém do Pará, o Presidente da Junta da Freguesia, Fernando Ribeiro Rosa e a Vogal Maria Helena Lencastre (pelouros da educação e do comércio) deslocaram-se àquela cidade, no âmbito das comemorações dos 400 anos da cidade de Belém do Pará, dos 100 anos da criação da Câmara Portuguesa do Comércio e da instituição, pela primeira vez, do dia 10 de junho como o Dia Municipal da Comunidade Luso-brasileira.
Por proposta do Vereador Mauro Freitas, a Câmara Municipal de Belém deliberou atribuir também pela primeira vez o Diploma Luís Vaz de Camões a diversas personalidades que se tenham distinguido ao longo dos anos por relevantes serviços prestados à comunidade belenense, tendo sido nesse âmbito, também homenageados com a atribuição desse Diploma, o Presidente Fernando Ribeiro Rosa e a Vogal Maria Helena Lencastre.
No acto estiveram presentes o Secretário de Estado do Turismo, Adenauer Góes (em representação do Governador do Estado do Pará), o Prefeito Municipal de Belém do Pará, Zenaldo Coutinho, o Presidente da Câmara Municipal de Belém do Pará, Orlando Reis, o Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Ribeiro Teles, e o Cônsul de Portugal em Belém do Pará, Francisco Brandão, assim como outras individualidades locais.
Paralelamente também teve lugar o 8º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa na FIEPA, de 2 a 3 de junho, com várias mesas redondas, nomeadamente “Cenários de desenvolvimento no âmbito da comunidade lusófona”, “Turismo sustentável e o incremento de negócios nos países lusófonos” e “Agronegócio sustentável e o incremento de negócios nos países lusófonos”. Na ocasião procedeu-se também à eleição do novo Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, tendo sido eleito Nuno Rebelo de Sousa, da Câmara Portuguesa de Comércio de São Paulo, que substituiu nessas funções Reginaldo Ferreira, da Câmara Portuguesa de Comércio no Pará.
Durante esta visita os representantes da Junta de Freguesia de Belém foram recebidos oficialmente pelos Secretários de Estado do Desenvolvimento Económico, Mineração e Energia, pelo Secretário de Estado do Turismo, pelo Prefeito Municipal de Belém, pelo Presidente da Câmara Municipal de Belém, pelo Vereador Mauro Freitas e pelo Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio do Pará, e tiveram ocasião de visitar vários projetos nos domínios da educação e da ação social, bem como nos domínios económico e empresarial.
De registar que a Freguesia de Belém está geminada há vários anos com Belém do Pará, no âmbito do projeto "Heranças Portuguesas da Amazónia - Conheça o seu Município", projeto coordenado pela Professora Dra. Nazaré Paes de Carvalho e que abrange 33 localidades de Portugal e do Pará/Brasil que têm o mesmo nome.