Inauguração Campo das Salésias “Os Belenenses / Fundação EDP”

20160716 salesias gd

No passado dia 26 de maio os sócios e adeptos do Belenenses viram inaugurado o Campo das Salésias “Os Belenenses / Fundação EDP”, no mesmo local da Freguesia da Ajuda (junto ao limite com a nossa Freguesia, na Rua Alexandre Sá Pinto e na futura Rua Matateu) onde existiu o histórico recinto utilizado para os jogos da equipa de futebol do clube entre 1928 e 1956. O novo estádio vai passar a acolher os escalões de formação de várias modalidades dos azuis do Restelo (futebol, rugby, etc.).
Está assim concretizada uma das promessas eleitorais do presidente do Belenenses, Patrick Morais de Carvalho: "O regresso às Salésias, 60 anos depois, diz muito a todos os nossos adeptos, dirigentes e técnicos, pois é o recuperar da cultura e da mística do que é ser do Belenenses. Não foi um processo fácil. Primeiro foi preciso chegar a acordo com o proprietário do terreno e depois encontrar um parceiro, uma vez que o campo estava ao abandono e teria de haver um grande esforço financeiro para o recuperar".
Quando foi inaugurado, a 29 de janeiro de 1928, logo o Estádio das Salésias ganhou o estatuto de um dos melhores recintos desportivos do país. Em 1937, depois de obras de remodelação, tornou-se o melhor estádio português da época, com capacidade para 21 mil pessoas, bancadas cobertas, campo relvado e duches quentes, verdadeiras preciosidades naquele tempo. Foi também nesta altura que o recinto passou a chamar-se Estádio José Manuel Soares, em homenagem ao mítico jogador dos azuis Pepe, falecido em 1931, com apenas 23 anos.
A festa começou no Estádio do Restelo, com uma caminhada que reuniu grande número de sócios e de adeptos, e na qual pontificavam também o Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Belenenses, Pedro Pestana Bastos, e o sócio nº 1 do Clube, Humberto Azevedo, que transportou até ao renovado espaço das Salésias a bandeira do Belenenses que aí seria hasteada.
O presidente da CML, Fernando Medina, presidiu à cerimónia de inauguração que se precedeu de vários jogos de futebol de veteranos, femininos, das camadas jovens, de râguebi e entre sócios e adeptos do clube, destacando-se uma partida entre velhas glórias dos azuis e futebolistas que representaram a seleção nacional.
Muitas felicidades e parabéns ao C.F."Os Belenenses"!