Inauguração da Estátua de D. Nuno Álvares Pereira

20161213 d nuno gd

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, no dia 6 de novembro, no Restelo, a estátua de D. Nuno Álvares Pereira, numa cerimónia onde foi acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.
A cerimónia contou com a presença de diversas entidades, nomeadamente todas as altas chefias militares, Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o Senhor D. Duarte Nuno, o provedor da SCML, Pedro Santana Lopes, além de outras entidades civis e militares. A Junta de Freguesia de Belém esteve representada pelo seu Presidente, Fernando Ribeiro Rosa e pelos Vogais, João Carvalhosa e Maria Helena Lencastre.
Situada no topo da avenida da Torre de Belém, a estátua em honra de D. Nuno Álvares Pereira foi inscrita, em 2009, no Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa, tendo tido o apoio dos lisboetas, e é da autoria do escultor Augusto Cid.
A Comissão São Nuno de Santa Maria, responsável pelo acto, foi constituída no ano da canonização do Condestável, em 2009, sob o patrocínio da Ordem do Carmo em Portugal, e tem como objetivo celebrar a figura de D. Nuno Álvares Pereira e divulgar a vida e obra deste santo português do século XIV.