Passeio Sénior a Tomar 2011

Passeio_senior_tomar_2011_longa

 

A Festa dos Tabuleiros ou Festa do Divino Espírito Santo é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal, com origem nas festas de colheitas à deusa Ceres.

Foi a esta festa fantástica, que só acontece de 4 em 4 anos e cuja decisão de realização é tomada pelo povo especialmente reunido para o efeito na Praça da República, frente à Câmara municipal, que cerca de 80 idosos da nossa Freguesia se deslocaram, em mais um passeio para seniores.

Bem cedo reuniram-se em dois autocarros à porta da Junta de Freguesia e rumaram a Tomar. Chegados a Santa Cita apanharam o comboio que os levou ao centro da cidade onde tudo se estava a passar. O dia foi livre permitindo assim a cada um escolher quais as ruas que desejavam percorrer, quais os monumentos que queriam visitar e quais os pormenores da festa a que queriam assistir. Desde a exposição dos tabuleiros na Mata dos Sete Montes, às ruas enfeitadas com milhares de flores feitas de papel ou mesmo verdadeiras ou ao passeio pelo Parque do Mouchão, muitas eram as atracções que estavam à disposição dos nossos seniores, que aguardavam as 16 horas para o início do Cortejo dos Tabuleiros.

Chegado este momento, os nossos seniores puderam maravilhar-se com a riqueza de cor e forma que os mais de 700 tabuleiros proporcionaram, num desfile fabuloso onde ainda se destacam as coroas das várias freguesias, as juntas de bois e as bandas a animar.

Tomar ornamentou-se para uma festa única e Belém esteve lá para assistir! Esperamos ansiosos pela próxima, daqui a 4 anos!

PRÓXIMOS EVENTOS

SIGA-NOS NO FACEBOOK

oyun