Praia Campo Infância 2011

Praia_infancia_2011_longo

TURNO A

O Programa Praia Campo Infância celebrou este ano 10 anos de actividade nesta Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Esta acção, em conjunto com o Programa Férias Vivas, trouxe novamente animação, muitas actividades e bons momentos às duas primeiras semanas do mês de Julho, contando com a dedicação de uma equipa composta por 20 monitores e 1 coordenador que se ocuparam de proporcionar bons momentos a 101 crianças.

O tema deste turno “O Ambiente” pretendia incutir nas crianças o respeito pelo meio ambiente. Assim, foram desenvolvidas várias actividades nas quais as crianças teriam de trabalhar em equipa de modo a completar os vários desafios propostos para cada dia, não descurando a reciclagem.

Depois de um primeiro dia em que os participantes ficaram a conhecer-se, graças aos jogos dinamizados pela Aquém&Além, o grupo cumpriu a tradição de fazer, no segundo dia, as tão afamadas bandeiras, com respectiva cor de grupo. O cinema chegou no quarto dia, e o Panda do KungFu 2 arrancou gargalhadas e trouxe a “paz interior” a todo o grupo!

Piratas e cowboys exploraram o Parque da Pedra, na Serafina, com um grande jogo a animar!
Boa foi a visita à piscina coberta, onde muitos mergulhos e brincadeiras os nossos participantes deram na Piscina Municipal do Bairro da Boavista.

Depois de um fim-de-semana para recarregar as baterias, a canoagem não faltou, dinamizada pelos Escuteiros Marítimos do Agrupamento 929 Belém e com o apoio do Agrupamento 80 Santa Maria de Belém. Com vista para a Torre de Belém e em pleno rio Tejo, os nossos ambientalistas passearam de pagaias em punho, remando em equipa.

Radicais foram ainda as actividades desenvolvidas no Parque Aventura do Jamor, com muitos obstáculos suspensos nas árvores e slide para acabar em grande.

Dada a ordem para brincar, os nossos participantes exploraram ao máximo o Parque da Serafina, aproveitando para brincares com outras crianças não só dos seus grupos, mas inclusive de outras freguesias!
Depois de desaparecem vários objectos durante o almoço, os pequenos participantes tornaram-se detectives, e procurando as provas espalhadas pelo Museu do Jardim Tropical de Belém, numa actividade dinamizada pela Aquém&Além, concluindo que os suspeitos eram os seus próprios monitores!

Para um final de turno fantástico, entre ondas e escorregas, a piscina de Santarém encheu de alegria os mais pequenos.

Mas como o Praia Campo é uma resposta à família, e cheio de surpresas, surgiu um novo grupo com mais de cem elementos, constituído por pais e encarregados de educação que prepararam uma surpresa: criaram uma bandeira e um hino e em ambiente de festa surpreenderam os seus educandos ao adaptar um tema dos Xutos&Pontapés e cantarem as saudades que já tinham de não saber onde deixar os seus pequenos!

Com um lanche bem composto, cheio de goluseimas, pais e crianças festejaram o fim do turno A, para umas um final de ciclo, para outros um curta interrupção para recarregar baterias para o turno seguinte.

TURNO B

O Programa Praia Campo Infância e Férias Vivas do turno B realizou-se entre 18 de Julho a 29 de Julho com 100 participantes, 20 monitores e duas coordenadoras, cheios de espírito de equipa e muita animação! Contando um programa diversificado de actividades para todos os gostos, não faltando muito desporto à mistura, visto ser o tema deste turno.

1. O primeiro dia teve muitas surpresas e momentos especiais. Comeram mousse de chocolate caseira à sobremesa e elaborarem verdadeiros papagaios especiais para lançarem na praia.
  2. O segundo dia de praia foi recheado de actividades, à tarde os participantes tiveram um momento mais lúdico com a visita ao pavilhão do conhecimento no Parque das Nações.
  3. Ao meio da semana a Praia Campo virou-se também para os pais e encarregados de educação. Na hora do almoço tivemos a alegria de almoçar com alguns pais.
  4. À tarde os participantes tornaram-se pequenos pasteleiros e preparam um lanche cheio de doces à mistura, com salame, panquecas, bolachas de manteiga e limonadas para refrescar.
  5. Ao quinto dia tiveram direito a muitas aventuras à volta da Fábrica da Pólvora, em Barcarena.
  6. Para terminar a semana em grande, a Piscina Municipal do Bairro da Boavista abriu portas para muitos mergulhos e golfinhos. Já a preparar a surpresa de quinta-feira e com as baterias repostas, a segunda semana arrancou com os ensaios da pequenada nos jardins da Gulbenkian.
  7. O sétimo dia foi destinado às aventuras radicais. Tiveram direito a fazer escalada e andar pelas árvores, como verdadeiros tarzans.
  8. E como o cinema não podia faltar os participantes puseram os óculos 3D e visionaram o filme Cars2. Mas à chegada estava preparada uma pequena surpresa para os nossos pequenotes e monitores. Pasteis de Belém que fizeram a delicia a todos.
  9. Chegou finalmente o grande dia de revelar os que os nossos artistas tinham preparado com tanto orgulhos para os pais, encarregados de educação, avós, amigos, vizinhos e animais de estimação. Os mais novos realizaram uma peça de teatro “A Cidade Cinzenta” e os mais velhos foram uns autênticos jornalistas durante estas duas semanas relatando o que tinham feito no dia-a-dia e depois representando em palco.
  10. No final do dia houve direito a um pequeno lanche em que os pais contribuíram para enriquecer a mesa!

O turno B chegou ao fim com o mais esperado dia para todos, a Piscina de Santarém que traz sempre muita agitação para as nossas crianças.
Mais duas semanas extremamente positivas, que irá deixar saudades para muitos e para outros o recarregar de baterias para o turno que virá a seguir!

Praia_infancia_2011_longo