10 Anos Praia Belém Jovem

10anospraiacampo_2011_longo

Este ano comemora-se o 10º aniversário desta acção social promovida pela Câmara Municipal de Lisboa com a colaboração das Juntas de Freguesia. Há muitos anos que esta actividade se realiza na cidade, mas apenas há 10 na nossa freguesia.

O Praia Campo é destinado a crianças da freguesia, com idades entre os 6 e os 12 anos e pretende ser um espaço onde todos podem brincar, divertir-se e ter umas férias diferentes, ou mesmo aquelas férias que nunca podem ter.

Por estes vários anos, foram mais de 1000 crianças que tiveram a possibilidade de passar quinze dias cheios de praia, aventuras, aprendizagens. O mês de Julho e a primeira quinzena de Agosto é a altura em que Belém recebe os sorrisos destas crianças. Divididos em três turnos de duas semanas, com cerca de 50 crianças cada, são acompanhados por equipas de jovens animadores. «Adoro andar na Praia Campo, é super divertido, aprendemos coisas novas, brincamos, e vamos à água», conta-nos Pedro Tomé de 8 anos, participante pela segunda vez nesta acção. «Ainda me lembro de quando entrei! Foram anos fantásticos que passei e que nunca vou esquecer», afirma Ana Margarida Salva ex-participante, com 13 anos.

Tudo começou com 45 crianças, 12 animadores e 15 dias de férias… agora são 150 crianças, mais de 30 animadores e 1 mês e meio de férias por ano. Este ano a aventura da Praia Campo foi maior e foi o ano 0 da Praia Campo Inclusiva. (ver noticia Praia Campo Turno C). Muitas histórias, muitas aventuras, muitas alegrias fazem a história desta aventura que o Executivo de Belém quis agarrar e nunca mais largou.

«É uma oportunidade, por vezes, única que está a ser dada a centenas de crianças. Não é uma vulgar ida à praia ou visita a um museu, é uma experiência que para muitos não seria realidade, sem este projecto. Uma aposta ganha e para continuar», afirma João Carvalhosa, vogal responsável pelo pelouro de acção social.

Visitas a museus, passeios por jardins, canoagem, vela, visitas ao jardim zoológico, oceanário, tardes de jogos, são diversas as actividades que centenas de animadores preparam para as tardes das crianças. As manhas são passadas pelas praias da Costa da Caparica ou da linha de Cascais. «É um orgulho preparar, animar e acompanhar estas crianças, numas férias super divertidas», afirma Rita Oliveira e «vê-las crescer, passarem por nós, anos depois, pensar que contribuímos para a felicidade delas é fantástico», acrescenta Teresa Silva, que são duas das primeiras animadoras deste programa.

Para os pais e encarregados de educação, este programa ajuda a que os seus filhos não passem as férias escolares sem fazer nada ou demasiado tempo em frente à televisão. «Permite que eles aprendam, que interajam com outras crianças e não joguem tanto tempo consolas e é um descanso para nós pais, pois sabemos que os nossos filhos estão bem entregues e que se divertem», afirma Helena Guerra encarregada de educação.

Nestes 10 anos passaram diversos animadores, que trabalharam vários dias para que as crianças tivessem dias de alegria, cheios de jogos, a todos eles o nosso obrigado.

Praia_infancia_2011_longo